Obras do Parque Linear Barraginha entram na reta final e vão garantir mais qualidade de vida para a comunidade

Notícias - 22/10/2021, 11:34:29 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

A comunidade da vila Barraginha, na Cidade Industrial, vai receber em breve o Parque Linear. As obras no local são parte do trabalho da Prefeitura de Contagem para levar mais esporte, lazer e qualidade de vida para a  comunidade da região.

A administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, explica que a obra é um sonho dos moradores que está se tornando realidade. “O Parque Linear Barraginha será um importante espaço de esporte, lazer, cultura e convivência para os moradores da vila Barraginha e de toda a região. É importante ressaltar que o pedido da comunidade à Prefeitura foi atendido, pois o projeto inicial das obras não contemplava o playground e houve uma adequação para inclusão de um parque com brinquedos. A comunidade está muito feliz e ansiosa para a inauguração deste espaço, que está ficando fantástico e vai propiciar qualidade de vida para a população”, afirmou.

Para o morador Romildo Nunes, o parque auxilia na prática esportiva e incentiva a socialização e o convívio dos moradores. “Essa obra é muito importante. Um dos principais impactos será a segurança em períodos chuvosos. Para nós, que moramos na região e que já enfrentamos inúmeros problemas durante as chuvas mais intensas, as obras são um marco. Já podemos notar as mudanças. Essa semana choveu bastante aqui na região e, mesmo assim, sentimos uma tranquilidade imensa, o que não sentíamos antes”, disse.

Iniciadas em fevereiro, as intervenções devem ser entregues aos moradores da região até dezembro deste ano. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, já foram implantados a grama, o guarda-corpo, o alambrado e foram feitas outras obras complementares. Além disso, intervenções de drenagem para evitar alagamentos durante o período chuvoso já foram concluídas na região Industrial.

Quando concluído, o Parque Linear Vila Barraginha terá quadra esportiva, alambrado, urbanização e mata ciliar às margens do córrego. As obras ainda envolvem projeto de saneamento, drenagem média, urbanização e equipamentos urbanos, além da iluminação completa do local em  Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) – o famoso LED, mais econômico e eficiente.

Somente a construção do parque representa um investimento de R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Contagem. As obras são financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, por meio do Programa de Urbanização de Assentamentos Precários, liberados pela Caixa Econômica Federal – CEF.

Enchentes

Devido às enchentes frequentes na região, a Prefeitura de Contagem iniciou diversas intervenções na vila. O objetivo foi solucionar de vez os problemas históricos de cheias. Por isso, a vila passou por obras de macrodrenagem, pavimentação de vias e, agora, está recebendo a construção do Parque Linear para levar lazer à comunidade.

Estagiário Cezar Gomes sob supervisão do repórter Yuri Soares

Notícias - 22/10/2021, 11:34:29 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC