Iniciadas após anos de espera, obras de urbanização do bairro Tupã vão proporcionar qualidade de vida aos moradores

Governo - 23/09/2021, 17:38:01 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Com o objetivo de levar mais saneamento, saúde, acesso ao transporte e segurança aos moradores do bairro Tupã, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, começou no mês de setembro, as obras para urbanização completa da região, que incluem implantação da rede de esgoto, drenagem e calçamento de todas as ruas do bairro.

Todas as intervenções do projeto (drenagem e calçamento) serão realizadas em ajustamento com as obras de saneamento – implantação da rede de esgoto –, executadas pela Copasa.  A rede de esgoto também é uma conquista da prefeita Marília Campos, que iniciou as articulações para realização das obras em 2015, quando ainda era deputada estadual. Hoje, o conjunto dessas obras vão trazer mais qualidade de vida e saúde para todos os moradores.

Segundo o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista, a obra vai beneficiar aproximadamente cerca de 1.300 moradores do bairro. “A urbanização é uma reivindicação antiga e estamos muito felizes com a chegada das obras. O projeto vai trazer muitos ganhos, como a melhoria da saúde de todos com o saneamento básico, um maior acesso ao bairro com a pavimentação das ruas, o aumento da preservação da lagoa Vargem das Flores e até o comércio vai crescer com a estruturação completa da região “, disse.

Segundo a engenheira civil da Semobs, Evandra dos Santos, atualmente, a obra se encontra na primeira etapa de drenagem. As intervenções começaram pelas ruas dos Sanhaços e das Garças. Posteriormente, as ruas serão pavimentadas com calçamento poliédrico, que é permeável, ecologicamente correto e sustentável, porque absorve a água das chuvas, diminuindo o risco de inundações. Ao final da pavimentação, as ruas receberão intervenções de urbanização, como implantação de sarjetas e meio fio. 

De acordo com o subsecretário da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Jaci Cota, a previsão para conclusão das obras é dezembro de 2021, podendo ser adiada para o início de 2022, por conta do período chuvoso. O valor total das obras está orçado em R$ 8 milhões e os recursos para a realização do projeto são oriundos de financiamento com o Banco do Brasil.

Mais qualidade de vida

Moradora do bairro e integrante da comissão que acompanha a realização das obras, Beatriz Helena, se diz muito feliz com o início das obras. “É a realização de um sonho para todos nós, porque vamos conquistar enfim a nossa cidadania. Com a chegada do saneamento básico e do calçamento, vamos ter um maior acesso ao bairro, aos postos de saúde e às escolas”, ressaltou.

O auxiliar administrativo, Germano dos Santos, também membro da comissão, contou que a obra é fruto da luta dos moradores. “Desde 2015, trabalhamos numa comissão de moradores nos reunindo com o poder público. Estamos realizando um sonho antigo com a conquista do saneamento, da drenagem e pavimentação do bairro”, afirmou.

Membro da comissão de moradores, o fotógrafo Gilmar Pereira, fala da importância da obra para toda população. “O bairro vai receber obras que vão melhorar muito as condições de vida dos moradores, proporcionando mais bem estar físico, mental e social por meio do saneamento básico e do calçamento das ruas. Isso, sem falar da preservação da Lagoa Vargem das Flores que não terá mais risco de contaminação pelo esgoto. Estamos muito satisfeitos com a obra”, relatou.

Preservação da Lagoa

As obras de esgotamento sanitário realizadas pela Copasa vão substituir as antigas fossas utilizadas nas residências do bairro. A nova rede esgoto também será ligada à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Nova Contagem, evitando assim a contaminação da Lagoa Vargem das Flores. O conjunto das obras de urbanização vão aumentar a preservação do meio ambiente, garantindo a manutenção e a qualidade das águas para todos.

Repórter Adriana Borges

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Obras de drenagem no Tupã - 23/09/2021

Governo - 23/09/2021, 17:38:01 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação