Chegada do período de chuvas pede atenção redobrada contra o Aedes aegypti

Notícia Principal - 29/09/2021, 17:21:17 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

O período das chuvas se aproxima e com ele um velho conhecido da população, o mosquito Aedes aegypti, causador de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, as temidas arboviroses.

Em Contagem, segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, José Renato de Rezende Costa, a equipe de Zoonoses segue com os tratamentos focais nas residências e imóveis realizados a cada dois meses e nos pontos estratégicos (ferros velhos, indústrias, borracharias e floriculturas, entre outros) a cada 15 dias.

Além disso, o município continua fazendo o acompanhamento das 512 armadilhas de ovitrampas instaladas nas oito regionais. As ovitrampas são armadilhas que possuem solução atrativa para atrair as fêmeas do mosquito e com uma palheta onde as fêmeas põem seus ovos. Caso seja registrado a presença de ovos nestes dispositivos, então, é realizado um mutirão de limpeza  em um raio de 200 metros.

Segundo o superintendente, está previsto para o mês de outubro  a realização do levantamento do Índice Larvário de Infestação Rápida do Aedes Aegypti – LIRAa. Ele destaca que as pessoas devem manter os cuidados em seus domicílios para evitar a proliferação do  mosquito transmissor. “Temos que lembrar que 2022 é um ano considerado epidêmico para as arboviroses”, destaca Costa.

Confira algumas dicas para manter-se longe das doenças causadas pelo Mosquito Aedes:

Evite o acúmulo de água em garrafas, pneus, vasos de plantas, sacos de lixo e demais recipientes propícios. Você pode cobrir os pneus com lonas, virar garrafas de boca para baixo, preencher vasos de plantas com areia e manter os sacos de lixos sempre bem fechados, por exemplo.

Limpe com frequência as caixas d’água, calhas, lajes, ralos e piscinas;

Mantenha as caixas d’águas fechadas com lonas, mas certifique-se de que essa lona esteja bem esticada para não acumular água nas dobras;

Procure tampar ou fechar os ralos com telas de proteção;

Esvazie e limpe o reservatório de geladeiras e ar-condicionado;

Mantenha o seu quintal livre de lixo, entulho e materiais inservíveis;

Proteja o interior da sua casa. Adote mosquiteiros e faça uso de telas em janelas e portas;

Sempre que possível use repelente;

Dê preferência a roupas claras e com mangas compridas, especialmente se você mora em áreas próximas a parques e praças ou se está de passagem por áreas de vegetação;

Se possível, vacine-se! A Febre Amarela pode ser prevenida pela vacinação. Verifique se você está apto a tomar uma dessas vacinas e proteja-se o quanto antes!

Notícia Principal - 29/09/2021, 17:21:17 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC