Neste sábado, 23/10, a Prefeitura realiza as pré-conferências de Política Urbana na Ressaca e Nacional

Desenvolvimento Urbano - 22/10/2021, 20:02:44 - Repórter:

Dando prosseguimento às pré-conferências regionais, etapas preparatórias da IV Conferência de Política Urbana que busca a revisão do Plano Diretor com a contribuição popular, a Prefeitura de Contagem promoverá neste sábado, das 8h às 12h30, os encontros com as comunidades das regiões Ressaca e Nacional (confira abaixo os locais de realização).

Segundo os organizadores dos dois encontros, em função de medidas de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19 e pela dimensão dos espaços disponíveis para realização dos eventos, serão limitados a 150 inscritos, em cada uma, os participantes das pré-conferências das regionais Ressaca e Nacional. As duas pré-conferências, presenciais, a exemplo das quatro já realizadas, cumprirão os protocolos sanitários, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento e uso do álcool em gel.

Os inscritos que saírem do local do evento antes do intervalo devem devolver o crachá e não poderão retornar para ser candidato a delegado ou para votar na eleição de delegados.

“Cidade para viver Plenamente”

Durante as etapas regionais são discutidas e definidas propostas que vão se somar ao conjunto de sugestões a embasar a revisão do atual Plano Diretor. Após todas as etapas concluídas, a IV Conferência Municipal de Políticas Urbanas – CMPU, instalada pelo Conselho Municipal de Política Urbana – Compur, vai ocorrer em dezembro.

Para direcionar os debates foram definidos quatro eixos transversais: “Águas na Cidade”, “Cidade em Movimento”, “Cidade em Construção” e “Cidade com Cidadania”, temas já discutidos em palestras e debates online, com a participação popular em chat.

Com o slogan “Cidade para Viver Plenamente”, a IV CMPU está sendo realizada nos formatos virtual e híbrido (presencial e virtual) e está dividida em abertura, quatro pré-conferências temáticas, oito pré-conferências regionais, uma pré-conferência dos empresários e a conferência final. Nesta última, as propostas reunidas em documento vão nortear a revisão do atual Plano Diretor; documento que será um Projeto de Lei a ser votado pela Câmara de Vereadores, para que seja iniciada a execução em 2022.

Contagem conta com oito administrações regionais, sendo este o número das pré-conferências a serem realizadas. Para acessar o cronograma completo e maiores informações sobre a IV Conferência de Política Urbana é só acessar o endereço contagem.mg.gov.br/plano-diretor

Serviço:

• Pré-Conferência Regional Ressaca – 8h às 12h30 – Escola Joaquim Antônio da Rocha – rua Diamante, 930 – São Joaquim.
  • Pré-Conferência Regional Nacional – 8h às 12h30 – Escola Walter Fausto do Amaral – rua Mármore, 140 – Carajás.

Desenvolvimento Urbano - 22/10/2021, 20:02:44 - Repórter: