Mutirão de negociação de débitos supera expectativas: mais de 200 consumidores atendidos

Direitos Humanos e Cidadania - 06/12/2021, 16:19:50 - Repórter: - Foto: Procon contagem/PMC

Nos dias 2 e 3/12, quinta e sexta-feira, o Procon Contagem, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, recebeu técnicos da Copasa e Cemig para o mutirão de negociação de débitos com os consumidores da cidade. Ao todo, 239 contagenses tiveram a oportunidade de quitar débitos e parcelar dívidas com as companhias. Os técnicos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem-CDL-Contagem também participaram dos dois dias de mutirão, realizando o levantamento da situação cadastral junto ao Serasa e SPC dos consumidores que estavam presentes.

A superintendente do Procon Contagem, Silvania Silva dos Santos, ressaltou a relevância dos mutirões que superaram suas expectativas. “O objetivo de realizarmos dois dias de mutirão, foi proporcionar aos consumidores a quitação de seus débitos junto às fornecedoras Cemig e Copasa, de forma mais favorável ao orçamento doméstico do consumidor. Possibilitando, assim, que o cidadão não seja mais um no número dos superendividados. Também temos como missão contribuir para o equilíbrio orçamentário, a ausência de inscrição em cadastro de proteção ao crédito e o corte no fornecimento”, explicou.

Ainda de acordo com ela, para o ano de 2022, após levantamento realizado das principais reclamações dos consumidores, o Procon ampliará os mutirões em parceria com outras instituições e companhias, sempre com o objetivo de contribuir para a saúde financeira dos consumidores.

Luiz Marcone Lopes, morador do bairro Colonial, esteve presente, negociando com as duas companhias. “Fiquei maravilhado com o serviço de agendamento do Procon, entrei em contato assim que soube dos mutirões e consegui agendar meu horário com facilidade. Fico feliz porque foi a forma que encontrei de negociar as pendências junto à Cemig e àCopasa”, disse.

Procon Online

O Procon também realiza o atendimento virtual por meio da plataforma oficial de registro: http://www.contagem.mg.gov.br/procon/procon-online/. Nela o consumidor registra seus dados e os dados do fornecedor e poderá anexar documentos para agilizar o processo de orientação. Após finalizado, basta aguardar o contato do Procon.

Documentos necessários para atendimento: – Carteira de Identidade e CPF; comprovante de endereço de Contagem, dos últimos 90 dias, em nome do consumidor que deseja o atendimento; demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura de boleto, contrato, dentre outros).

Pontos físicos de atendimento do Procon

• Eldorado – 8h às 17h – av. José Faria da Rocha, 1016 – Térreo – Eldorado. Agendamento pelo telefone (31) 3352-5425 ou pelo portal  http://www.contagem.mg.gov.br/procon/agendamentos/
  • Shopping Contagem – 10h às 18h – av. Severino Ballesteros, 850 – Cabral. Agendamento pelos telefones 151 / (31) 3361-3703
  • Procon Itinerante na Regional Nacional – uma vez por mês, às quintas-feiras, das 9h às 15h – rua Quintino Bocaiúva, 450 – Pedra Azul. Agendamento pelo telefone (31) 3397-1098 – próximo atendimento 15/12.
  • Procon Itinerante na Regional Petrolândia – toda quinta-feira, das 9h às 15h – rua Refinaria Duque de Caxias, 663 – Petrolândia – Agendamento pelos telefones 3352-5618 / 5619
  • Procon Itinerante na Regional Nova Contagem – atendimento toda terça-feira, das 9h às 15h – rua VL 7, 249 – Nova Contagem –  Agendamento pelos telefones 3352-5886 / 5887

* Isabela Melo sob supervisão de Raquel Lemos