Obras de muros de contenção da Vila Soledade estão a todo vapor

Governo - 16/08/2021, 21:30:18 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

As obras de construção dos muros de contenção na Vila Soledade, na região de Nova Contagem, estão em andamento, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs. De acordo com a pasta, as intervenções cumprirão a função de dar mais segurança às famílias que residem nas áreas de encosta da região.

Ao todo estão sendo construídos 33 muros de arrimos, alguns com cinco metros de altura, numa extensão total de 968 metros. Também estão previstas obras de drenagem pluvial, adequação da rede de esgoto, escadas de acesso, instalação de guarda-corpo, iluminação, pavimentação das vias com piso de concreto e asfalto.

Antes do início das obras, a prefeita Marília Campos visitou a Vila Soledade. Na época, a chefe do Executivo afirmou que a Prefeitura está fazendo um grande esforço para proteger as vidas, oferecer conforto e dar segurança para a população. A região pertence à Administração Regional Vargem das Flores.

Ao todo, serão 111 intervenções distribuídas em sete vilas de Contagem, sendo que, quatro delas, estão na região de Nova Contagem: Vila Soledade, Vila Estaleiro I e II e Beira Campo.

Qualidade de vida

De acordo com o administrador regional Vargem das Flores, Wander Batista, as obras da Vila Soledade trazem um impacto social positivo ainda maior, porque geram empregos para os moradores. Uma das exigências da Prefeitura de Contagem foi utilizar a mão de obra da região em todas as intervenções previstas. Batista também falou sobre a importância da obra que era tão aguardada pela população da região.

“A Prefeitura de Contagem está garantindo mais segurança para os moradores da Vila da Soledade. Os operários trabalham duro para concluir os muros de contenção e as obras de drenagem que darão mais qualidade de vida para os moradores”, ressalta.

O ajudante de pedreiro e morador da Vila, Samuel Henrique da Silva Pereira, relata que foi um dos trabalhadores beneficiados pelas obras. “Esses muros de contenção vão acabar com o desespero da comunidade que sofria durante todo o período de chuva. Além disso, a obra deu emprego para mim e para vários colegas de trabalho. Estamos felizes”, disse.

O morador de Nova Contagem, Luiz Claudio Fernandes, também é um dos operários da obra. “Morar aqui e ainda trabalhar nas obras é muito bom. Além de melhorar a nossa comunidade, deram oportunidade de emprego para muitos pais de família da região”, completou.

A faxineira Enedina Maria da Cruz Santos relata que há doze anos a família dela convive com a insegurança provocada pela encosta ao lado de casa. Agora, ela está otimista. “Está ficando muito bom o muro e agradeço a prefeita Marília Campos por nos ajudar. No passado já desceu muita terra do barranco, mas agora teremos sossego para dormir. Eu e meus filhos estamos muito satisfeitos”, ressaltou.

Contato direto

Os moradores também foram convidados para participar do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil – Nupdec. O grupo fica em contato direto com a Defesa Civil de Contagem e é responsável por alertar as comunidades em casos de situações adversas nas obras ou eventos naturais capazes de colocar em risco os moradores ao entorno das obras. A iniciativa teve o objetivo de dar mais segurança e agilidade às obras.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Obras de Contenção bairro Vila Soledade - Regional Vargem das Flores - 13/08/2021

Governo - 16/08/2021, 21:30:18 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação