Mostra de Arte Naif “Saudade Colorida” marca a reabertura de espaços culturais de Contagem

Cultura - 17/08/2021, 13:13:49 - Repórter:

As exposições no Centro Cultural de Contagem e no espaço administrativo da Seduc / Funec homenageiam o grande mestre Naif de Contagem, Damasceno Telles, falecido em 2019. A programação reúne obras dos artistas Ângela Rosa, Alexandre Rosalino e Joilson Pontes que ficarão expostas de 16 de agosto a 15 de outubro.

A exposição integra a 8a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais /2021 promovida pelo IEPHA/MG.

O pintor Naif ( a arte Naif é utilizada para classificar a produção popular e espontânea de artistas, geralmente autodidatas, que ilustram com formas simplificadas e coloridas, festas, costumes, cenas da vida cotidiana, gentes, animais, objetos, sentimentos e paisagens) e operário da arte, José Damasceno Telles Camilo, tinha um sorriso no rosto e outro nas telas que pintava. A alegria discreta contagiava os amigos e admiradores das obras que traziam a personalidade estampada em cores e traços simples, mas com riquíssima expressividade. 

Ainda em vida, Damasceno recebeu o Prêmio Nacional Talentos da Maturidade do Banco Real, em 2008, e também  foi agraciado com o Prêmio Mestres e Mestras pela Fundação Cultural de Contagem, no ano de 2014. A trajetória do artista na pintura começou aos 14 anos e só foi interrompida com o falecimento em 2019.

Os artistas Ângela Rosa, Alexandre Rosalino e Joilson Pontes, unidos pelo estilo e laços afetivos, fizeram parceria com a Secretaria de Cultura de Contagem para homenagear Damasceno Telles. 

Exposições:

A pintora Ângela Rosa nasceu e vive em Belo Horizonte, onde, ainda na adolescência  começou a pintar e tomou gosto pela arte. As obras ilustram cenas e atividades cotidianas, especialmente os festejos populares como o congado, assim como o irmão Alexandre Rosalino, também presente nesta exposição com produções sobre manifestações populares, folguedos, mitos, lendas, danças e festejos das comunidades tradicionais.

O pintor Joilson Pontes, natural de Mamanguape – Paraíba,  teve a influência do pai, também pintor e iniciou nas artes ainda criança. A obra tem referencia na cultura popular brasileira, mas também na arte dos quadrinhos nas formas e composições.

Clique aqui e veja informações sobre a exposição Saudade Colorida

Serviço:

Mostra de Arte Naif “Saudade Colorida”

De 16 de agosto a 15 de outubro de 2021

Centro Cultural de Contagem –

Rua Dr. Cassiano, 130, Centro de Contagem

Galeria da Seduc  

Rua Coimbra, 100, Santa Cruz – Contagem

Realização: Secretaria de Cultura de Contagem I  Apoio: Seduc e Funec
Contato: Centro Cultural de Contagem  / Projeto Tudoaver: 3352-5347

Cultura - 17/08/2021, 13:13:49 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação