Moradores e moradoras das regiões Petrolândia e Industrial registram suas contribuições para revisão do Plano Diretor

Desenvolvimento Urbano - 16/10/2021, 15:53:13 - Repórter: - Foto: Elias Ramos / PMC

O Petrolândia garantiu a participação popular na IV Pré-Conferência de Política Urbana

Na manhã deste sábado, 16/10, as regionais Petrolândia e Industrial receberam centenas de moradores para debater o Plano Diretor da cidade e propor sua revisão. Os eventos são parte da IV Conferência Municipal de Políticas Urbanas, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH.

A prefeita Marília Campos esteve nos eventos e disse ao público que a administração trabalha muito para que Contagem seja um lugar melhor para se viver. “Estamos aqui para conversar e discutir sobre nossa cidade. Essa conferência tem como objetivo mudar o rumo de Contagem e discutir um novo projeto de ocupação urbana”, afirmou. Ainda de acordo com a chefe do Executivo, o encontro com os moradores e moradoras é uma oportunidade de discutir propostas que vão ser incorporadas a um projeto de lei que será submetido à Câmara dos Vereadores.

As Conferências Municipais de Política Urbana – CMPU – são a base da legislação urbanística, e a partir delas é debatido o Plano Diretor Municipal, que definirá como e onde a cidade vai se expandir ou se adensar durante a sua vigência, como serão preservadas as áreas verdes, e como os seus cidadãos e cidadãs vão progredir e se ajustar às demandas e necessidades dos tempos em que vivemos.

“Fico com meu coração cheio de esperanças quando fazemos encontros como esses. Quero parabenizar vocês, pois quando ficamos sozinhos perdemos forças, mas quando a gente se junta e dá as mãos, fica mais fácil da gente superar os problemas que temos. A cidade de Contagem é a segunda mais populosa e a terceira que mais arrecada, mas nem por isso significa que não tem problemas. E quando vamos para o meio do povo ficamos mais cientes disso, e essa discussão aqui é fundamental para conscientizar e pensar em propostas para pensar em um novo ordenamento urbano”, disse Marília.

Durante a visita na Regional, a prefeita anunciou a realização da intervenção urbana na Pedreira Santa Rita. “Vamos transformar aquele ponto em turismo religioso, para todas as crenças, vamos também revitalizar aquele espaço para que seja de contemplação, para saímos de lá mais leves”, anunciou.

“A participação da população é fundamental para discutirmos as necessidades do nosso município. A cidade é feita de cidadãos, e suas demandas e necessidades devem ser ouvidas para o planejamento do município”, registrou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Isnard Monteiro Horta, que é também presidente da IV Conferência Municipal de Política Urbana.

Sebastião Gomes, 70 anos, é morador do bairro industrial e foi um dos 280 participantes da pré-conferência. “Acho interessante esses eventos para que possamos dar nossa opinião, além de nos informar de muitas coisas que estão acontecendo na cidade. É muito bom saber que eles (governantes) querem ouvir a população para saber o que pensamos e o que queremos”, afirmou.

Cléria Maria, 59 anos, foi uma das 260 pessoas presentes na etapa realizada na Regional Petrolândia. “Sempre participo das ações aqui da regional, pois é importante para ficarmos atentos no que está acontecendo na cidade. Esta participação dos cidadãos é importante, pois mostra que o povo tem voz, e a população participando saberá de tudo que se passa no lugar onde ela vive”, disse.

De acordo com a moradora do Tropical, Maria de Fátima, 48 anos, são em eventos como esses que a população busca melhorias. “A população, quando participa e busca conhecer o que ela tem direito e dever, tem mais facilidade para pedir e exigir melhorias. Não podemos cobrar aquilo que não temos conhecimento”, argumenta.

Estiveram presentes nos eventos os vereadores Alex Chiodi, Daniel do Irineu e Vinícius Farias, além de secretários municipais e as administradoras regionais Márcia Ramalho, do Petrolândia e Renata Gomes, do Industrial.

Pré-Conferências

As pré-conferências temáticas, que tiveram quatro eixos de debates, já ocorreram de forma remota e receberam sugestões da comunidade pelo chat. As etapas regionais da IV Conferência dão continuidade aos debates dos quatro eixos da conferência: “Cidade das Águas”; “Cidade em Movimento”; “Cidade em Construção” e “Cidade com Cidadania”. Além das plenárias regionais em andamento, também já ocorreu a Plenária Empresarial.

A SMDUH continua recebendo sugestões e tirando dúvidas pelo e-mail: planodiretor@contagem.mg.gov.br.

Plano Diretor

O Plano Diretor é o instrumento que define como e em quais direções a cidade deverá crescer e se desenvolver. A revisão vai primar pela justiça social, buscando o bem viver das comunidades, além de respeitar o desenvolvimento sustentável e a participação popular.

Clique na foto abaixo e confira outros registros da Pré-Conferência da Regional Industrial. No Flick da Prefeitura você também encontra o álbum da Pré-Conferência da Regional Petrolândia

IV Conferência de Política Urbana - Regional Industrial - 16/10/2021

Desenvolvimento Urbano - 16/10/2021, 15:53:13 - Repórter: - Foto: Elias Ramos / PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação