Moradores da Sede e do Riacho apresentam sugestões para o Plano Diretor durante discussões sobre os novos rumos da cidade

Desenvolvimento Urbano - 02/10/2021, 18:22:21 - Repórter: - Foto: Newton Castro Resende /PMC

Com o objetivo de debater com a população a revisão do novo Plano Diretor de Contagem e a construção de uma cidade para todos, a Prefeitura de Contagem, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH realizou neste sábado (2/10), a segunda etapa regional da IV Conferência de Política Urbana, com plenárias presenciais nas regionais Sede e Riacho.

As reuniões da pré-conferência aconteceram das 8h às 12h30. Na Sede, foi realizada na Escola Municipal Eli Horta, que fica na rua Professora Neuza Rocha, 406, no Centro. No Riacho, na Escola Municipal Heitor Villa Lobos, localizada na praça Marília de Dirceu, 20, bairro Inconfidentes.

A prefeita Marília Campos, acompanhada do vice-prefeito Ricardo Faria, esteve presente nos dois eventos e ressaltou a importância da participação popular. “A contribuição de todos é fundamental, pois as pessoas querem participar e serem ouvidas. Então, a gente compartilha os nossos planos e discute as soluções de forma conjunta. É assim que se faz uma cidade mais justa”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Isnard Horta, disse que “a revisão do plano é o caminho para atualizar o que queremos.  Por meio do plano vamos construir formas de trazer mais desenvolvimento econômico com sustentabilidade, porque nós queremos uma cidade que ofereça mais empregos sim, mas também mais qualidade de vida”.

A moradora do bairro Riacho, Cristiane de Morais, achou a pré-conferência muito produtiva. “A participação da comunidade na direção da cidade mais justa é de extrema importância para alcançarmos uma cidade cada dia melhor. Para mim foi uma honra participar desse momento de diálogo”.

O Plano Diretor é o instrumento que define como e em quais direções a cidade deverá crescer e se desenvolver.  A revisão vai primar pela justiça social, buscando o bem viver das comunidades, além de respeitar o desenvolvimento sustentável e a participação popular.

As demandas e sugestões apresentadas pela população nas pré-conferências temáticas e regionais vão compor as propostas finais para a IV Conferência Municipal de Política Urbana, que será realizada em 11 de dezembro.

Todas as etapas estão sendo realizadas com o propósito de orientar e buscar sugestões para uma nova revisão do Plano Diretor. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH continua recebendo sugestões e tirando dúvidas pelo e-mail : planodiretor@contagem.mg.gov.br.

Também estiveram presentes os secretários de Governo, Pedro Amaral, e de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Alex Chiodi, os vereadores Vinicius Faria e Zé Antônio do Hospital Santa Helena e a vereadora Moara Sabóia.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

PRÉ-CONFERÊNCIA SEDE:

Reunião de Pré Conferência da Regional Sede - 02/10/2021