Moradores da região Ressaca apresentam propostas para revisão do Plano Diretor em Pré-Conferência com ampla participação popular

Desenvolvimento Urbano - 06/11/2021, 22:10:43 - Repórter: - Foto: Luci Sallum / PMC

Ocorreu neste sábado (6/11) a Pré-Conferência da Regional Ressaca para eleição de delegados (as) que participarão da revisão do Plano Diretor Municipal, dentro da IV Conferência Municipal de Política Urbana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH. O evento estava previsto para 23 de outubro e foi adiado para permitir a ampla participação da população.

Desta vez, o encontro ocorreu na Escola Municipal Maria Silva Lucas (Caic – Laguna) e contou com grande participação de moradores (as) da região. Foram 180 inscritos a participar da votação e eleição de sete delegados titulares e quatro suplentes, além de dezenas de observadores também presentes. 

A prefeita Marília Campos esteve presente e destacou a participação popular na construção de propostas de políticas públicas para atender as demandas de cada região. “É muito importante a presença da população nas conferências. Quem cuida melhor da região é o povo que mora aqui. São eles que vão nos ajudar a indicar as intervenções necessárias e, depois, planejar a execução das demandas”, destacou. 

Os delegados eleitos serão responsáveis por representar a região Ressaca na plenária da IV Conferência Municipal de Política Urbana e levar as propostas da população para a construção do novo Plano Diretor, a ser apreciado pelos vereadores da Câmara Municipal. 

O vice-prefeito Ricardo Faria, apontou que a conferência é o momento de “dizer o que a cidade quer”, além de destacar a importância de se pensar que o “progresso deve ocorrer de maneira sustentável”.

Para a advogada Leni Xavier, que participou pela “primeira vez em muitos anos” de uma conferência municipal, é preciso “ouvir o clamor da cidade”. “O evento está muito bem organizado. Espero que os problemas levantados aqui sejam levados à frente pelo Poder Público”, afirmou.

Hermes João Henrique é morador do bairro Jardim do Lago há mais de 40 anos e também participou da conferência pela primeira vez. Ele se disse satisfeito com o evento e espera participar novamente no futuro. “Espero que olhem pelo bairro que tem muitos problemas, de esgoto, de transporte, varrição de rua. Por isso é importante esse evento e nossa participação, para dar visibilidade aos nossos problemas”, apontou.

Os secretários municipais Pedro Amaral (Governo) e Isnard Monteiro Horta (SMUDH), coordenador da Conferência, estiveram presentes, assim como a administradora regional Ressaca, Maria José Pacheco e o vereador Gegê Marreco (PTB).

Capacitação

Nos dias 22, 25 e 29 de novembro, no turno da noite, ocorrerá a capacitação dos delegados de forma virtual. No dia 4 de dezembro, pela manhã, a capacitação será presencial.

A plenária final da IV Conferência Municipal de Política Urbana está prevista para fevereiro de 2022.

Com a colaboração de João Cavalcanti

Outras fotos em:

https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/sets/72157720112167708/with/51660863865/

Desenvolvimento Urbano - 06/11/2021, 22:10:43 - Repórter: - Foto: Luci Sallum / PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação