Ministério da Saúde aprova estratégias do Centro de Vigilância em Saúde de Contagem

Notícia Principal - 06/10/2021, 17:18:55 - Repórter: - Foto: Fabio Silva/PMC

O  Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Contagem – Cievs recebeu na terça-feira (5/10)  a visita do coordenador do Cievs Nacional do Ministério da Saúde,  Pedro Presta Dias, além de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas, da Secretaria Estadual de Saúde – SES/MG e Superintendência Regional de Saúde – SRS,  além de técnicos da epidemiologia da Secretaria de Saúde de Contagem. 

O objetivo da visita foi o monitoramento e o alinhamento das ações da consolidação dos núcleos regionais (unidades) com o Cievs Nacional. Contagem foi o primeiro município de Minas Gerais a ser visitado pelas autoridades.  “Fomos muito bem avaliados pela coordenação nacional”, adiantou o superintendente de Vigilância em Saúde de Contagem, José Renato de Rezende Costa, ao lado da coordenadora do Cievs Contagem, Roseli Andrade. “A visita é um importante marco para a saúde de Contagem. Ela nos ajudará a nortear os próximos passos para a consolidação da nossa unidade municipal trazendo respostas rápidas às emergências (ambientais, de saúde humana e de animais),  além das  notificações de doenças compulsórias e exóticas para todo o país. É, realmente, um grande marco para o SUS Contagem” , declarou Roseli

Os Cievs regionais são unidades  estratégicas da Vigilância em Saúde para o fortalecimento da capacidade de alerta e resposta do Sistema Único de Saúde – SUS frente às emergências em saúde pública. Contagem foi pioneira ao se inscrever no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – Cnes. “Termos um equipamento cadastrado nacionalmente nos estabelecimentos de saúde oficial mostra o empenho da gestão em registrar e potencializar mais um equipamento de saúde com estrutura própria em tempo recorde após sua formação”, explica Costa.  

 

Notícia Principal - 06/10/2021, 17:18:55 - Repórter: - Foto: Fabio Silva/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação