Maternidade de Contagem passa por reestruturação e se mantém como referência na RMBH

Notícia Principal - 06/10/2021, 11:35:57 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Apontada como uma das melhores maternidades públicas de Minas Gerais, o Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus – CMI, nos últimos meses, passou por muitas mudanças. As melhorias têm o objetivo de assegurar o conforto das mães e acompanhantes, bem como garantir a qualidade dos atendimentos, que são referência na Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH.

Cristiane Rosalina de Oliveira, diretora da unidade, destacou que algumas mudanças podem ser percebidas pelos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS assim que chegam à portaria, reformada recentemente e elencou outras ações que contribuíram para a melhoria dos serviços. “A direção da unidade adquiriu 38 novas cadeiras, os estoques dos medicamentos foram repostos, o que trouxe tranquilidade tanto para os profissionais de saúde que atuam na maternidade, quanto para aqueles que utilizam os serviços ofertados. A equipe de higienização e limpeza foi capacitada e o bloco obstétrico agora tem ar condicionado. Outra questão fundamental é o pagamento em dia de médicos e profissionais da saúde”.

Mas as novidades não param por aí: o CMI ganhou uma moderna sala cirúrgica ginecológica. A diretora destacou que a montagem de uma sala destinada a essa especialidade dentro do Bloco Obstétrico foi decisiva para a retomada e otimização das cirurgias. “Antes, as cirurgias ginecológicas concorriam com outras especialidades no Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal de Contagem. Havia agendas para ginecologia apenas duas vezes por semana”.

Volume e qualidade no atendimento

Além de Belo Horizonte, Contagem é a única cidade da Região Metropolitana a possuir CTI pediátrico, com dez leitos.

No CMI são realizados, em média, 400 partos por mês. Além disso, o número de atendimentos pediátricos gira em torno de 2.400. Já o Pronto Atendimento Obstétrico acolhe, em média, cerca de 1.700 mulheres por mês, oferecendo a elas a possibilidade de alojamento materno, garantia de acompanhante 24 horas e cartório para registro civil.

A unidade dispõe também de outros serviços essenciais, como posto de coleta de leite materno, acompanhamento psicológico e social, casa da gestante, analgesia no parto, métodos não farmacológicos de alívio da dor e doulas.

Os investimentos feitos pela Prefeitura de Contagem no CMI garantem a manutenção dos 171 leitos para atender gestantes e parturientes de risco habitual e alto risco, mulheres com urgência ginecológica, em situação de abortamento e de violência sexual, além de recém-nascidos do município e microrregião.

O CMI dispõe de nove leitos de Pronto Atendimento Pediátrico, 34 de pediatria, dez de UTI pediátrica, 20 de UTI Neonatal, 20 de UCI Neonatal, dez de UCI Canguru e seis salas de pré-parto, parto e puerpério – PPP, além de 62 leitos de alojamento conjunto.

Hospital Amigo da Criança 

O CMI é hoje uma das 21 instituições credenciadas em Minas como Hospital Amigo da Criança – HAC. O título foi conquistado em maio de 2005. Desde então, 56 mil bebês nasceram na maternidade. A média é de 30 bebês prematuros nascidos por mês.

A iniciativa foi criada, no início da década de 1990, pela Organização Mundial de Saúde – OMS e pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância – Unicef. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame e, consequentemente, participar da iniciativa de redução dos índices de mortalidade infantil.

Kátia Aparecida da Fonseca Barbosa, presidente da Comissão Permanente de Aleitamento Materno e enfermeira do CTI Neonatal, destacou a importância da certificação para assegurar a saúde do bebê. “Os funcionários do CMI, entre outros protocolos, cumprem os passos voltados para a proteção, apoio e incentivo à amamentação. Na Maternidade todos os funcionários são importantes para a manutenção do título Hospital Amigo da Criança”.

Notícia Principal - 06/10/2021, 11:35:57 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação