Mais de 2 mil pessoas visitaram o Parque Fernão Dias no fim de semana e no feriado da Independência

Meio Ambiente - 10/09/2021, 16:46:08 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Em seu primeiro fim de semana de atividades após a reabertura para a população, a Área de Preservação Ambiental – APA Parque Fernão Dias recebeu a visita de mais de 2 mil pessoas durante o sábado (4), domingo (5) e terça-feira (7/9), feriado da Independência do Brasil, seguindo todos os protocolos de segurança da Covid-19.

O local foi reaberto para a população na sexta-feira (3/9), após mais de dez anos fechado. Esse é o primeiro passo para a revitalização da área, que será gradativamente recuperada.

A partir dessa semana, o funcionamento da APA Parque Fernão Dias será de quinta a domingo, no horário das 8h às 16h. Durante o período da pandemia de Covid-19, para a visitação do público será preciso que os usuários façam um agendamento on-line. (Clique aqui). (https://www.gofree.co/visita-gratuita-apa-parque-fernao-dias_11187). Mas é preciso que os usuários se atentem aos regulamentos de funcionamento do local na hora do agendamento.

Para Marlene Souza Silva, moradora do bairro Monte Castelo, a abertura do parque é a realização de um sonho de muitos anos. Ela é uma das diversas pessoas em Contagem que possui uma memória afetiva do local, já que era frequentadora assídua desde a inauguração, em 1980. “Quando eu entrei aqui eu revivi todos os momentos que eu passei nesse lugar. Estou muito feliz em vir ao Parque Fernão Dias de novo e vivenciar isso”, afirma.

“Essa abertura vai resgatar o que foi o Fernão Dias um dia e já vemos que as pessoas estão muito felizes e comparecendo aqui. Agora minha família vai conhecer de verdade o lugar que só conhecem por ouvir falar”.

Segundo ela, o parque é um local para criar amizades, se divertir e principalmente ter contato com a natureza. “Vinham tantas famílias aqui. O engraçado é que ninguém conhecia ninguém, mas quando chegava aqui todo mundo virava amigo e muitos laços permanecem até hoje”. Marlene conta que durante algum tempo o local foi palco de algumas competições amadoras organizadas pelos próprios frequentadores.

“Como era muita gente, fomos criando essas competições para incentivar a prática de esporte para essas pessoas. Cresceu tanto que fizemos um caderno com o nome de todos para assim participarem. Era campeonato de dança, basquete, vôlei e futebol. O esporte era muito importante na vida das pessoas, como ainda é hoje”.

Emocionada, Marlene lamentou o abandono que o parque sofreu durante a última década e relatou como o parque fez parte da história de uma geração. “Teve uma época que as pessoas alugavam especial para vir aqui participar da competição que nós organizamos. Ir para o parque era nosso único entretenimento aos finais de semana e era uma alegria muito grande quando chegava no dia”, relata.

De acordo a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão, relatos como o da dona Marlene se repetiram durante todo o fim de semana prolongado entre os visitantes do parque. “Os comentários dos usuários que vieram nesse primeiro fim de semana é que são antigos frequentadores que tem um carinho muito grande pelo parque, pelo conforto e contemplação com a natureza”, afirma.

“Todos reconhecem que ainda falta muita coisa para o bom funcionamento. É o primeiro passo para fazer essa revitalização, e as pessoas estão entendendo isso. A população mostrou neste fim de semana, uma ansiedade de ocupar o espaço, de fazer trilhas, de fazer piqueniques com as famílias, ou simplesmente estar em contato com a natureza. Foi gratificante ver a emoção das pessoas no momento que entravam no parque”, finaliza Maria Thereza.

Reabertura

A reabertura da Área de Preservação Ambiental – APA Parque Fernão Dias foi viabilizada pela parceria firmada entre a Prefeitura de Contagem, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas – IEF. Com recurso inicial de aproximadamente R$ 400 mil, o local passou por obras de infraestrutura, como reforma da fachada principal, parte das quadras e dos espaços de convivência, demolição de ruínas, limpeza e adequação dos espaços.

Já na segunda e terceira etapa da estruturação, está previsto o investimento de cerca de R$ 2,1 milhões provenientes da mineradora Vale e da parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, para que a reestruturação seja ampliada para toda a área do parque, com a recuperação de 21 quadras esportivas, instalação de brinquedos infantis, recuperação do mirante e limpeza de novas trilhas, previsão de construção do viveiro de mudas, recuperação dos 13 hidrantes para atender o Sistema de Combate a Incêndios, além de novas intervenções físicas que serão discutidas entre o estado e município.

Meio Ambiente - 10/09/2021, 16:46:08 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC