Intervenção descarta oito toneladas de resíduos e de inservíveis

Notícia Principal - 29/10/2021, 15:46:49 - Repórter: - Foto: Marcellus Madureira

“Para o novo entrar, o velho tem que sair. Se desprenda de tudo aquilo que não te traz paz”. Este antigo pensamento cabe perfeitamente no atual momento do Complexo Hospitalar de Contagem. Em novembro começará um novo tempo, com uma nova gestão, para a saúde municipal e, para isso, foi necessário desfazer do que não tinha mais utilidade.

A equipe interventora, decretada pelo Executivo em junho deste ano, decidiu finalizar o contrato para começar com o novo modelo de gestão, o Serviço Social Autônomo – SSA, que vai administrar o Complexo Hospitalar de Contagem. Para marcar a transição fez um grande bota-fora, descartando tudo o que é desnecessário.

Isso quer dizer que equipamentos estragados e obsoletos, entulhos e sucatas foram direto para a caçamba e da caçamba para o caminhão. Se não há mais necessidade e utilidade, tudo foi para reciclagem, bem longe do Complexo Hospitalar de Contagem. Isso deu a possibilidade de liberar mais espaços e repor o que é necessário para melhor atender os munícipes.

O descarte lotou quatro caçambas, cada uma com capacidade para oito toneladas. Foram descartados resíduos de obras, mobiliário quebrado e equipamentos obsoletos que não tinham mais conserto, todos deixados pela antiga gestão do hospital. “É uma questão de higienização, cuidado, de tornar o ambiente mais limpo e humanizado, dar mais segurança ao usuário e menos risco de infecção hospitalar. Mostra o nosso compromisso com a população de Contagem”, salientou Caroline Figueiredo, gerente condominial  do Complexo Hospitalar de Contagem.

Nova gestão – o SSA passará a gerir a gestão do Complexo Hospitalar e das UPAs em novembro. Virá substituir o contrato com o Instituto de Gestão e Humanização  – IGH, que se encerra no dia 07 de novembro.

O SSA é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública, criada pelo município de Contagem para prestar assistência hospitalar e de urgência e emergência aos usuários do SUS. O novo modelo de gestão foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Contagem, em sessão realizada no último dia 5/10. O que se espera, com o modelo de gestão do SSA, é a execução de um serviço de saúde mais ágil, com melhor qualidade e profissionalismo para toda a população.