Infância sem racismo: Prefeitura promove ação cultural com arte, música e literatura

Cultura - 30/11/2021, 11:00:40 - Repórter: - Foto: Isabela Melo/PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Direitos Humanos e de Cultura, promoveu no último sábado (27/11), na praça da Jabuticaba, um evento para dialogar sobre a infância sem racismo. A ação integra as atividades do Programa Contagem na Década Afrodescendente e faz parte da programação do Novembro Negro, um período comemorativo e celebrativo do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela Lei Federal nº 12.519/2011.

Durante toda manhã, as crianças e os adultos puderam conferir a programação especial que contou com muita dança, contação de histórias e cultura. As crianças e os adolescentes da Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso – Amonp, abriram o evento com a apresentação animada dos tambores, logo em seguida a escritora Lana Maria Alpino realizou o lançamento de seu livro “Luana: a boneca africana”, na Biblioteca Pública Dr. Edson Diniz. A escritora autografou os livros e falou dos impactos do racismo na infância e adolescência e a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico e racial desde a infância.

A programação continuou com a apresentação “Bolhas com Arte”, da artista e guarda civil Elaine, que encantou as crianças. O coletivo Yabás marcou presença com a contação de histórias, nas quais as integrantes do grupo cantam e encantam com narrativas que remetem à cultura africana e aos saberes de Griots. Os artistas circenses do Grupo Kyrius garantiram a alegria das crianças com as apresentações dos palhaços e perna de pau.

O superintendente de Igualdade Racial de Contagem, João Pio, falou sobre a doações dos livros com a temática africana, afro-brasileira e indígena. “Estamos dando início à Campanha Infância sem Racismo, uma das ações é a doação de livros temáticos que tem como objetivo criarmos um acervo em Contagem, na biblioteca municipal, onde crianças e adolescentes, possam a partir da literatura, aprenderem a cultura de outros povos e suas tradições”.

João Pio ressaltou, ainda, que as doações poderão ser feitas na biblioteca pública municipal, na Regional Sede, na Secretaria de Direitos Humanos ou no posto da Prefeitura localizado no Shopping Contagem.

Também estiveram presentes as secretárias de Cultura, Monique Pacheco, e de Educação, Telma Fernanda Ribeiro; o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; e as subsecretárias de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, e de Defesa Social, Daniela Tiffany.

*Com colaboração de Isabela Melo

Cultura - 30/11/2021, 11:00:40 - Repórter: - Foto: Isabela Melo/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação