Indicações para o 10º Prêmio Milton de Freitas de Direitos Humanos podem ser feitas até o dia 5/11

Destaque - 08/10/2021, 14:30:59 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promove a décima edição do Prêmio Milton Freitas de Direitos Humanos. As indicações seguem critérios específicos, definidos em edital, e poderão ser feitas de 13 de outubro a 5 de novembro, mediante o preenchimento de formulário virtual, disponível no portal da Prefeitura: http://www.contagem.mg.gov.br/premiomiltondefreitas2021

O objetivo é homenagear pessoas físicas e jurídicas, cujos trabalhos ou atuações tenham contribuído, significativamente, para defesa, difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos em Contagem. A premiação ocorrerá em solenidade comemorativa ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a realizar-se em 10 de dezembro, no auditório da Prefeitura.

A premiação contemplará três pessoas físicas, na modalidade “Prêmio Individual”, e três jurídicas, na modalidade “Prêmio Institucional”.

Indicação

Para a indicação é necessário:

• identificação na sugestão da modalidade, especificando se é uma pessoa física ou jurídica;
  • identificação do participante indicado, com breve histórico de sua biografia, principalmente sua atuação na área de Direitos Humanos e síntese das ações relevantes por ele desenvolvidas;
  • endereço completo e, telefone/fax, endereço eletrônico, página na internet do participante indicado, se pessoa jurídica, o nome de seu representante legal;
  • apontar práticas do participante indicado com relação à temática dos Direitos Humanos;
  • justificativa para a indicação;
  • identificação do indicador, constando o nome da pessoa física ou jurídica, responsável pela indicação, com respectiva identificação e, se pessoa jurídica, o nome de seu representante legal.

• Indicação dos participantes – 13/10/2021 a 5/11/2021;
  • Período de pré-seleção pela Comissão Organizadora – 8/11/2021 a 18/11/2021;
  • Divulgação dos pré-selecionados – 19/11/2021;
  • Período de seleção pela Comissão Julgadora – 22/11/2021 a 30/11/2021
  • Divulgação dos selecionados – 1º/12/2021
  • Solenidade de premiação – 10/12/2021

Quem foi Milton de Freitas?

Milton de Freitas foi uma importante liderança popular e sindical do município e dedicou toda sua vida à luta pela democracia, pelo combate às injustiças e pela construção de uma sociedade igualitária. Nascido em Ponte Nova, mudou-se para Contagem no final da década de 1950, onde residiu até o seu falecimento, em setembro de 1999. Marceneiro de profissão e militante por vocação, sua atuação foi destacada no processo de organização popular, de entidades sociais, sindicatos e associações de bairro. Participou de inúmeras greves ao lado dos trabalhadores, e destacou-se nos movimentos pela redemocratização do país.

Confira aqui o edital.

Colaboração Isabela Melo

Destaque - 08/10/2021, 14:30:59 - Repórter: