Igualdade para inclusão e carreata pelas ruas de Contagem marcaram Semana da Pessoa com Deficiência

Direitos Humanos e Cidadania - 27/09/2021, 16:06:07 - Repórter:

Uma carreata pelas ruas da cidade com a participação de vans do Programa Sem Limite marcou o encerramento da “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência”.

O “Sem Limite” é uma iniciativa da Prefeitura que atende  pessoas com alto grau de comprometimento de sua mobilidade, assegurando transporte para escolas e tratamentos médicos. Atualmente, são 290 usuários credenciados. O serviço foi implantado em 2007, na primeira gestão da prefeita Marília Campos.

A “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência “ aconteceu entre os dias 20 e 25 de setembro e foi realizada pela parceria da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A data faz parte do calendário oficial do município,  instituído pela lei nº 4.282, de 21 de setembro de 2009, que dispõe sobre o dia 21 de setembro como o Dia da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência.

As comemorações deste ano tiveram o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos e todas. O tema norteador foi: ‘ Se a cidade é para você, tem que ser para mim também’.

Durante os cinco dias, profissionais e estudiosos abordaram temas que reafirmaram o dever da igualdade para inclusão, tais como os serviços e ações municipais oferecidos às pessoas com deficiência; a inclusão no mercado de trabalho, a experiência do Cais – Centro de Atendimento e Inclusão Social; a importância do Atendimento Educacional Especializado – AEE para o estudante com deficiência no ensino remoto e o direito e inclusão ao lazer e esporte.

O Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, falou da relevância da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e também de incentivos e ações diárias que têm como intuito reprimir qualquer ato preconceituoso ou de exclusão.  “ É uma semana muito importante que surgiu em 2009 na gestão da prefeita Marília Campos. Temos como objetivo provocar a cidade sobre os direitos da pessoa com deficiência e reafirmar que a pessoa com deficiência não é uma responsabilidade apenas do poder público. A inclusão só ocorre em sua plenitude, quando a sociedade assume também o compromisso de que é necessário incluir todos e todas nos diversos espaços da sociedade”.

Estiveram presentes também na carreta pela inclusão social da pessoa com deficiência, a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos; a superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Lopes, o vereador Arnaldo de Oliveira; representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e representantes da Transcon.

Colaboração Isabela Melo

Direitos Humanos e Cidadania - 27/09/2021, 16:06:07 - Repórter: