Guarda Civil e parceiros promovem circuito para sensibilizar agentes quanto aos cuidados com a saúde física e mental   

Defesa Social - 22/11/2021, 18:55:45 - Repórter: - Foto: Arquivo da Guarda Civil de Contagem 

Composta em sua maioria por homens, a Guarda Civil de Contagem não poderia deixar de alertar e promover atividades durante o Novembro Azul, mês de conscientização da saúde do homem. Em parceria com a Medicina do Trabalho da Prefeitura de Contagem e a Faculdade Única, a corporação vem promovendo o Circuito de Saúde do Homem, com palestras e atendimentos voltados à temática do autocuidado.   

O objetivo do circuito, segundo o gerente da Guarda Civil, Edvaldo Cândido, é sensibilizar os agentes em relação à saúde física e mental. “Queremos alertá-los sobre a necessidade de cuidarem do corpo e também da mente, incentivando-os a adotarem hábitos saudáveis e de lazer, especialmente com a família”, explica o gerente.  

De acordo com Cândido, o circuito teve início na semana passada e deve ser concluído na próxima sexta-feira (26/11). As palestras, realizadas na quarta (17/11) e na sexta-feira (19/11), foram ministradas pelo psicólogo da Medicina do Trabalho, Sálvio Franco Bittencour, com foco na prevenção de doenças em virtude das atribuições da profissão, e na importância da detecção precoce. 

Em cada palestra, havia cerca de 60 guardas. Além das informações, eles receberam cartilhas sobre autocuidado e tiveram a oportunidade de participar de uma aula de meditação. “Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e fazer os exames periodicamente foram algumas das orientações que buscamos repassar”, ressaltou Sálvio.

Segundo ele, o número de licenças médicas motivadas pelo abuso de álcool e outras drogas e por transtornos mentais tem aumentado a cada ano.  “Queremos evitar que nossos servidores e nossos agentes cheguem na Medicina quando o leite já entornou, pois em muitos casos é o que acontece.  A pressão do dia a dia e a cultura machista faz com que esse público postergue a procura por atendimento médico e/ou psicológico. Com isso, a doença aparece e toma conta. Nossa intenção é inverter essa lógica e estimular a prevenção por meio da reflexão e do cuidado consigo”, destacou o Sálvio.  

Nesta semana, próxima quarta e sexta-feira (24 e 26/11), profissionais e estudantes da Faculdade Única estarão na Secretaria Municipal de Defesa Social disponibilizando alguns serviços, como aferição de pressão, aferição de massa e gordura corporal, orientações sobre cuidados com a alimentação, além de dicas sobre planejamento financeiro.  

“Nossa expectativa é alcançar o maior número possível de guardas civis, seja por meio da participação direta ou indireta. Quem participou ou participará das atividades terá a missão de multiplicar o conhecimento. A saúde do homem é um assunto sério, mas pouco falado. Merece e deve ser colocado em pauta. Apesar de clichê, a prevenção continua sendo o melhor remédio”, finalizou o gerente Cândido.  

 

 

Defesa Social - 22/11/2021, 18:55:45 - Repórter: - Foto: Arquivo da Guarda Civil de Contagem 

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação