Guarda Civil completa 16 anos e homenageia parceiros na PUC Minas

Defesa Social - 08/10/2021, 17:58:22 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/ PMC

Órgão que trabalha pela segurança e na entrega de serviços diversificados à população de Contagem, a Guarda Civil da cidade completou 16 anos nesta semana, com a realização de homenagens aos chamados “Amigos da Guarda”. A cerimônia, realizada na PUC Minas Contagem, nesta sexta-feira (8/10), reuniu autoridades e representantes de forças de segurança que apoiaram a caminhada do policiamento municipal no período, incluindo as polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros.

A solenidade foi iniciada com uma apresentação da Banda de Música da Guarda Civil. O agrupamento, formado por mulheres e homens da corporação, recebeu aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), em agosto deste ano, para ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem.

Uma das homenageadas com a comenda “Amigos da Guarda” foi a chefe do Poder Executivo. A prefeita, que criou a Guarda Civil em 2005, lembrou a importância da atuação integrada da corporação municipal com órgãos de segurança do Estado e da União para a melhoria dos índices de criminalidade em Contagem. “O estigma de que Contagem é uma cidade violenta não existe mais. Então, quero agradecer e parabenizar pelas parcerias que nós temos, incluindo a PMMG. A gente pode comemorar porque são 38 dias sem nenhum homicídio em Contagem”, afirmou Marília Campos.

Atuação

O assessor da Subsecretaria de Prevenção e Segurança, Welington Ribeiro, defendeu que, apesar dos poucos anos de existência, a Guarda Civil atua com portfólio robusto e diversificado. “Os guardas são protetores e amigos. As exigências sociais são inúmeras. O crescimento da cidade e as mudanças nos modos de vida, decorrentes desse crescimento, a representatividade, todos esses fatores fizeram com que uma instituição tão jovem tivesse que assumir, desde muito cedo, responsabilidades de gente grande”, declarou.

Como explica o comandante da Guarda, Wedisson Luiz, entre as responsabilidades da corporação, estão a proteção de bens, instalações e serviços do município; o atendimento a ocorrências mais complexas pela Ronda Ostensiva Municipal – Romu; e a execução da Patrulha Escolar, que assegura o bom funcionamento das escolas da rede municipal, garantindo tranquilidade das famílias.

Há, ainda, a Patrulha da Mulher, iniciativa que auxilia vítimas de violência doméstica a encontrar um novo caminho de vida; a Patrulha de Proteção Ambiental, com atuação em regiões estratégicas, como parques e jardins da cidade, impedindo ocupações irregulares e cometimento de crimes; o resgate de animais silvestres; o combate a maus-tratos de animais; entre outros.

“Vivemos um momento de amadurecimento e de consolidação. Ao oferecermos um serviço de excelência e contribuir para a melhoria das condições de segurança na cidade, precisamos de boas referências, e elas estão aqui neste auditório. São amigos que nos ensinam, com bons exemplos, nos ensinam a fazer melhor, e nos apoiam a seguir em frente”, pontuou o comandante.

Plano de Carreira

A Prefeitura reafirmou, junto à Comissão da Guarda Civil, o empenho em concluir as tratativas em torno da redação final do Plano de Carreira da Guarda Civil, até dezembro deste ano, para apresentá-lo na primeira sessão da Câmara Municipal em 2022.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS

Amigos da Guarda 2021 - 08/10/2021

Defesa Social - 08/10/2021, 17:58:22 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/ PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação