Guarda Civil celebra 16 anos com ações protetivas, sociais e em defesa dos contagenses  

Defesa Social - 08/10/2021, 14:12:46 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

A Guarda Civil de Contagem completa, neste domingo (10/10), 16 anos de fundação. Criada em 2005, a corporação desempenha papel fundamental no patrulhamento e no aumento da segurança da população e dos equipamentos do município. 

Como parte das comemorações pelos 16 anos da corporação, haverá, nesta sexta-feira (8/10), às 9h, na PUC Contagem, o evento “Amigo da Guarda”, solenidade tradicional que homenageia instituições parceiras, organizações e pessoas que, de alguma maneira, se destacaram em prol da cidade de Contagem.

No sábado (9/10), haverá uma ação social na praça da Jabuticaba, em alusão ao aniversário da Guarda e ao Dia das Crianças (12/10). Brinquedos, algodão-doce e pipoca serão distribuídos, além de atividades recreativas com apresentações da banda, do Canil da Guarda e da defesa pessoal para mulheres. 

Será realizado também um chamamento para a campanha de doação de sangue em novembro, mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11). Já no domingo (10/10), haverá a celebração de um culto ecumênico, às 9h, no Parque Fernão Dias.

A Guarda Civil é composta por 399 servidores, sendo 61 mulheres. Em breve, o efetivo será ampliado com realização de novo concurso público.

Você sabe quais são as funções da Guarda Civil? 

Com o lema patrulheira, protetora e amiga, a corporação realiza diversas e importantes ações na esfera municipal, que garantem a promoção do bem-estar e da sensação de segurança da comunidade, além do cuidado com o patrimônio público. Conheça as principais ações:

Pacto Pela Vida

Durante a pandemia, a Guarda Civil de Contagem teve papel indispensável no combate ao coronavírus, atuando na Patrulha “Pacto Pela Vida”, criada no início de 2021, para fortalecer as ações de conscientização e fiscalização, na luta contra a Covid-19.

Ao longo dos últimos nove meses, a patrulha fez um total de 3.962 ações de fiscalização. De acordo com os dados extraídos das denúncias registradas pela Guarda Civil, Polícia Militar e equipes de fiscalização, 1.186 estabelecimentos estavam regulares. Foram emitidas 670 notificações, 44 estabelecimentos multados, 150 embargos e 133 interdições. A Patrulha também atuou na desmobilização de 56 festas e eventos clandestinos realizados entre janeiro e setembro, com público de até mil pessoas.

Também no mote do combate à pandemia, a Guarda Civil agiu de forma preponderante no esquema vacinal, fazendo a escolta das doses que chegam no município, o que permitiu a celeridade na vacinação, que já contempla a população acima de 12 anos.

A escolta ocorre desde a saída da vacina da Secretaria Estadual de Saúde até a Central de Imunização, em Contagem, onde há vigilância 24 horas. Também são os agentes que fazem o transporte das doses até os distritos sanitários e salas de vacinação.

Além de garantir a segurança no transporte dos imunizantes, a Guarda assegura diariamente a proteção dos pontos de vacinação distribuídas pela cidade, com passagens preventivas e de patrulhamentos periódicos nas proximidades das unidades. A Guarda mantém ainda duas bases fixas nos postos de vacinação instalados nos shoppings Contagem e Big Shopping.

Patrulha de Proteção à Mulher

A Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Civil é uma viatura que conta com uma plotagem específica para reconhecimento do público em geral, fortalecendo a percepção da população contagense sobre a existência de um serviço próprio para mulheres no município.

O objetivo do trabalho é atuar em ações educativas e preventivas para informar, conscientizar, dialogar e orientar os cidadãos sobre serviços existentes na cidade, direcionado para mulheres e meninas.

Patrulha Escolar e Canil da Guarda

Fundamentado no inciso XVIII, do artigo 5° do Estatuto Geral das Guardas Municipais (lei 13022/2014), o Projeto “Patrulha Escolar” prevê uma atuação preventiva nas imediações das instituições educacionais e pelo desenvolvimento de atividades com a comunidade. 

A ideia é que a Guarda contribua para um ambiente harmônico, no qual seja possível minimizar as ocorrências de violências e de violações de direitos nesses espaços.

O projeto se dá sob dois formatos: campo e execução. No primeiro, a “Patrulha Escolar” atua no policiamento preventivo, identificando situações que causem transtornos ou que dificultem as atividades em determinada escola, elegendo as medidas mais eficazes a serem adotadas.

No segundo formato, a corporação atua na intervenção, agindo a partir das informações oferecidas pela equipe de campo, com proposta de projetos educativos, ficando responsável por elaborar e executar campanhas e ações nas escolas.

Uma ação que reforça a proximidade da Guarda com a população e a comunidade escolar é o Canil da Guarda, no qual os cães da corporação apresentam o Show Dog, com intervenções lúdicas para os alunos, que ainda podem acariciar e alimentar os animais com ração distribuída pelos agentes municipais.

Patrulha Ambiental

O Grupamento de Policiamento Ambiental da Guarda Civil atua nas atividades de prevenção e repressão contra crimes e infrações ambientais, dando suporte às ações dos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Como exemplo, os guardas realizam a apreensão e o recolhimento de animais silvestres criados em cativeiros, sem autorização dos órgãos responsáveis, confeccionado boletim de ocorrência e encaminhando ao órgão público competente para os devidos fins.

Além disso, protegem e fiscalizam, preventivamente, as reservas ambientais da cidade, como lagos, represas e demais áreas protegidas, conservando os recursos ambientais, o patrimônio ambiental e as belezas naturais, coibindo e responsabilizando ações predatórias à fauna e flora do município. E ainda atua nas operações de fiscalização de parcelamentos e loteamentos irregulares.

Banda da Guarda

Outra atividade destaque da corporação é a Banda da Guarda, que atua em eventos e cerimônias do poder público e se apresenta também em intervenções para a comunidade, como ocorreu na retomada das aulas presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis. 

A banda da guarda entoa clássicos infantis e ensinam a funcionalidade dos instrumentos musicais, mostrando como é o som de cada um para as crianças.

A Banda da Guarda Civil foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem,   em 11 de agosto de 2021, por unanimidade, por meio da aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – Compac.

Patrulha SUS

A atuação da Guarda Civil no âmbito da saúde se expande para além das ações voltadas ao combate à pandemia. A corporação tem executado a Operação Patrulha SUS, com cobertura especial no corredor da avenida João César de Oliveira, onde se localiza o Complexo Hospitalar de Contagem  e o Centro de Atenção Especializada Iria Diniz – CCA. 

Os agentes da Guarda percorrem as unidades para garantir a segurança dos servidores e dos pacientes, dialogam com os usuários e fazem mediação de conflitos, além de agir na contenção de pessoas em surto psicótico, dando suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

16 anos da Guarda Civil de Contagem

Defesa Social - 08/10/2021, 14:12:46 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação