Grupo Komatsu avança negociações para instalação do grupo no município

Desenvolvimento Econômico - 11/11/2021, 17:51:24 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Na última quarta-feira (10/11), representantes da diretoria da Komatsu Brasil Internacional se reuniram, na sede da Prefeitura, com a prefeita Marília Campos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, e o subsecretário de Trabalho e Renda, Antônio Lambertucci, para discutir questões relativas à instalação da empresa no município. A iniciativa integra os esforços para atrair novos empreendimentos e, assim, promover a geração de emprego e renda para os moradores de Contagem.

O Grupo Komatsu é o segundo maior fabricante do mundo de maquinário de construção civil e mineração. Em alguns países, principalmente na região da Ásia, o grupo lidera o segmento. Eles têm 227 empresas subsidiárias, sendo 16 no Japão e 211 espalhadas pelo mundo. 

Atualmente, a Komatsu tem suas operações distribuídas em subsidiárias localizadas em outras cidades mineiras e estados brasileiros. O grupo tem negociações avançadas para aquisição de uma área de 53.000 m², na Fazenda Boa Vista, na região Ressaca. Nesse local, eles querem construir uma unidade voltada à mineração, que concentrará outras unidades mineiras. 

O vice-presidente executivo da Komatsu, Guilherme Santos, destacou que a unidade receberá investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias relativas aos produtos desenvolvidos pelo grupo. “O setor da mineração está passando por grandes transformações e busca tecnologias alinhadas à descarbonização. Atualmente, está em curso uma corrida por caminhões elétricos ou movidos a fontes mais limpas, por exemplo, hidrogênio”, explicou. 

Nesse sentido, o conjunto de investimentos previstos não apenas concentrará as outras fábricas num mesmo local, como pretende expandir a própria planta de operação. “Em 2018, a Komatsu tinha 750 colaboradores. Atualmente, esse número está em 1500 e a expectativa, com a unidade de mineração, é no mínimo dobrar esse número de colaboradores”, previu o vice-presidente executivo do grupo. 

Como se trata de um grupo internacional, cuja sede está situada em Osaka (Japão), o grupo pediu apoio para que cumpram o que está sendo determinado pelo conselho executivo da empresa: iniciar as obras até junho de 2022, para que as operações se iniciem em outubro de 2023. 

Dada a importância da instalação da empresa para a cidade, Marília Campos acompanhará pessoalmente os processos de licenciamento. Para a chegada da Komatsu em Contagem, ela determinou a criação de um comitê especial composto por representantes da empresa, de seu gabinete e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Urbano. “Estamos buscando o equilíbrio. Queremos empreendimentos habitacionais que atendam a necessidade de moradia da nossa população, mas também estamos atraindo, principalmente, empresas como a Komatsu, cuja presença contribui com toda a cadeia produtiva do município. Não podemos nos tornar uma cidade de passagem, um município dormitório, mas retomar a nossa vocação histórica de uma cidade produtiva”, pontuou a prefeita. 

O vice-presidente executivo da Komatsu acrescentou que as premissas apresentadas pela gestão vão ao encontro dos valores da companhia. “Saímos bem impressionados desse nosso primeiro encontro com a prefeita, que entendeu que o nosso projeto para o município é de um investimento de longo prazo. Não hipotecamos o futuro em função dos ganhos do presente. Temos sempre um olhar para a posteridade”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, concluiu falando da importância da chegada da empresa no município. “Os produtos desenvolvidos pela Komatsu representam o estado da arte da tecnologia de mineração. É uma oportunidade muito próspera para ambas as partes, tendo em vista que muitos parceiros de produção do grupo já se encontram instalados no município. É boa a parceria em que todos os lados saem ganhando. Trabalharemos pela maior celeridade dos trâmites para a instalação da empresa, sempre respeitando todas as obrigações legais”.

 

Reunião com a empresa Komatsu - 10/11/2021

Desenvolvimento Econômico - 11/11/2021, 17:51:24 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação