Gestores visitam equipamentos da saúde na região Vargem das Flores e conferem as melhorias implementadas

Notícia Principal - 01/12/2021, 18:26:47 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Como fez ao longo do ano, a prefeita Marília Campos vistoriou na manhã desta quarta-feira (1º/12), as instalações da UPA Nova Contagem, UBS Retiro e Farmácia Distrital III. Acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Faria; do secretário de Saúde, Fabrício Simões; do conselheiro municipal de Saúde, Gilmar José de Faria; além dos gestores responsáveis pelas unidades, a chefe do Executivo conversou com a população e com os trabalhadores e trabalhadoras da saúde. 

Aos questionamentos feitos por servidores concursados sobre aumento salarial  e pelos contratados pelo Serviço Social Autônomo sobre concurso público, na UPA Nova Contagem, Marília Campos informou que “essas pautas serão debatidas em 2022, como parte do projeto de valorização da saúde na cidade. Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a Lei Federal 173/2020 proíbe todos os entes públicos de aumentar suas despesas com pessoal. Porém sob a gerência do Serviço Social Autônomo já está sendo providenciada a aquisição de poltronas para acompanhantes, cadeiras de banhos para os pacientes, bem como uma melhoria no mobiliário funcional do equipamento”. 

A UPA Nova Contagem, segundo informações da direção, atende, em média, por dia 150 pessoas, entre urgência, clínicos e pediátricos, somando ao final do mês seis mil registros. A unidade também é responsável pelo atendimento aos detentos da penitenciária Nelson Hungria, localizada na região. Além disso, segundo a médica cirurgiã Jéssica Lourenço, que trabalha no local há quatro anos, muitas parturientes da região, quando entram em trabalho de parto, seguem para unidade por medo do bebê nascer no percurso de 16,3 km que separam Nova Contagem da Maternidade Municipal ou mesmo da UPA JK, distante 19,3 km.  De acordo com dados da UPA Nova Contagem, são realizados, por mês, em média, na unidade oito partos normais. 

Construída em 2012, a UPA tem seis consultórios – dois pediátricos, três clínicos, uma sala para casos com sintomas gripais e uma sala para pequenos procedimentos. Ao todo são 33 leitos – oito masculino, oito femininos, um isolado, seis pediátricos, quatro de urgência e seis para sintomas gripais. 

Segundo informou a prefeita aos trabalhadores da saúde, em 2022 o prédio passará por uma reforma, que com as alterações vão melhorar, ainda mais, o espaço físico e também o atendimento. 

Para o conselheiro municipal de Saúde, Gilmar José de Faria, representando o conselho, Nova Contagem tem uma das melhores UPAs da cidade em termos de atendimento e instalações. “Aqui a demanda é muito grande e aumenta muito a noite. É uma unidade que precisa de um olhar diferenciado, já que está em uma área de grande vulnerabilidade social”, comentou ele, informando que a população da região é praticamente 100% dependente da rede SUS Contagem. 

Segundo dados da Administração Regional, a região tem, atualmente,  uma população em torno de 70 mil pessoas. 

Visita a UBS Retiro

Após visitar a UPA Nova Contagem, a prefeita também vistoriou a Unidade Básica de Saúde Retiro, localizada ao lado. Nesta unidade funcionam de modo integrado as equipes de saúde Retiro I, II, e III. Cada equipe atende em média, na parte da manhã, 30 pessoas  de forma espontânea e, na parte da tarde, são feitos 15 atendimentos eletivos  (agendados), segundo informação da diretora do Distrito Sanitário Vargem das Flores, Simone Rodrigues de Sá. As três equipes têm em torno de 10 mil pessoas cadastradas . Em breve, este número irá aumentar, com a incorporação dos moradores dos bairros Liberdade I e II, que ficam na divisa com o município de Ribeirão das Neves, e antes não tinham acesso a nenhum atendimento. Como está em fase de levantamento ainda não se sabe o número de pessoas que serão cadastradas. 

No local, a prefeita, em conversa com a população, destacou que a Prefeitura tem trabalhado para que não faltem médicos e outros profissionais de saúde nas unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada para a rede SUS Contagem. “A Prefeitura contratou médicos, pois acredita que é preciso fortalecer a Atenção Básica”, disse a prefeita a população presente, juntamente com os servidores. 

Segundo a autônoma e moradora de Nova Contagem, Flávia Eveline, 50, a estratégia da Prefeitura tem dado certo. Ela conta que após ficar desempregada, ficou sem condições de manter o plano privado e encontrou na Unidade Básica de Saúde o que precisava em termos de atendimento médico. “Eu fiquei sem condições de pagar o plano  e precisei me consultar aqui no posto para o pós-cirúrgico de retirada do útero. Para a minha surpresa, a espera pela consulta foi rápida e o atendimento foi maravilhoso. Estou satisfeita com o serviço, pois ele tem suprido minha necessidade.”

A unidade ainda conta com sala de vacina, odontologia e sala para exame de eletrocardiograma. 

Farmácia Distrital III Vargem das Flores

Após conferir de perto como ficou a nova Farmácia Distrital III de Vargem das Flores, inaugurada no último dia 25/11, a prefeita encerrou a visita aos equipamentos de saúde da região, vistoriando a unidade.

Totalmente remodelada, espaço mais amplo, climatizada com ar condicionado  para a área destinada ao armazenamento dos medicamentos, além de sanitários e bebedouros disponíveis, o local oferece mais conforto aos servidores, aos usuários e usuárias do que as instalações anteriores. O novo local ainda proporciona melhores condições de acessibilidade com rampas, favorecendo as pessoas com deficiência. 

Segundo a farmacêutica responsável pelo equipamento, Gizele Pereira, a unidade recebe entre 2.500 e 2.800 pessoas por mês que vão retirar medicamentos. “No início da  pandemia percebemos uma queda nessa procura, mas o que registramos agora é um movimento de aumento na procura pelos remédios, subindo algo em torno de 200 a 300 receitas a mais por mês”, contou . 

Além da nova farmácia localizada  na rua VC5, 437, bairro Nova Contagem, a região ainda tem a Farmácia Distrital Vargem I, localizada na rua  VL-3, nº 15 e a Farmácia Distrital Vargem II, R. Romeu Diniz, 570, bairro Darcy Ribeiro. 

Confira as fotos:

Visita UPA Nova Contagem

Visita UBS Retiro

Visita Farmácia Distrital III

 

 

 

Notícia Principal - 01/12/2021, 18:26:47 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação