Ganhadoras e ganhadores do Prêmio “Zumbi dos Palmares 2021” são condecorados na Prefeitura

Direitos Humanos e Cidadania - 23/11/2021, 18:03:37 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC

A sétima edição de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares foi marcada pelo reconhecimento, resgate e notoriedade pública das pessoas e instituições que se destacaram por sua atuação no combate ao racismo e discriminação racial contra a população negra e na luta pela igualdade de direitos no município de Contagem.

A solenidade de premiação foi realizada nesta segunda-feira (22/11), no auditório da Prefeitura de Contagem, com a presença do secretário de Direitos Humanos Marcelo Lino; a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos; a presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Patrícia Pereira; o superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial e vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, João Carlos Pio de Souza.

O prêmio integra as ações do Programa Contagem na Década Afrodescendente e faz parte da programação do Novembro Negro, um período comemorativo e celebrativo do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela Lei Federal nº 12.519/2011. Em Contagem, o dia 20 de novembro foi decretado feriado municipal pela Lei 4.701/2016.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a noite foi de celebração e reflexão do compromisso ético de cada um. “Hoje é um dia de celebração e resistência. Hoje, como pai de uma criança recém-chegada, renovo meu compromisso ético, com a história que começamos a construir, de uma educação na percepção do conhecimento de sua ancestralidade”, ressaltou.

A subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, falou da importância da ancestralidade na luta antirracista. “Na data de hoje homenageamos os lutadores e lutadoras, bem como todas as entidades que aqui na nossa cidade constroem e reconstroem a luta do povo preto, a luta pela resistência e pela emancipação, relembrando e nos inspirando na vida de Dandara, de Zumbi dos Palmares, de Dona Efigênia e outras mulheres, que lutaram e continuaram lutando por uma sociedade cada dia mais justa”, concluiu.

Zumbi dos Palmares

O líder Zumbi dos Palmares, descendente de guerreiros angolanos, nasceu no quilombo por volta dos anos de 1665. O nome Zumbi significa “a força do espírito presente”, guerreiro, forte e valente que, juntamente ao seu povo, dominava as estratégias de guerra e defesa. Foi assim que Palmares resistiu por mais de cem anos aos ataques de bandeirantes e militares portugueses que tinham como objetivo derrotar a experiência da República Negra de Palmares. Zumbi, líder máximo do maior quilombo brasileiro é símbolo da resistência negra do Brasil no período colonial.

Prêmio

Ao todo 10 pessoas com atuações diversas foram homenageadas nas modalidades físicas e jurídicas, confira a lista dos homenageados e homenageadas:

  • Representando a Comunidade Espírita Neto de Bate Folhinhas, Sidney Bernardo Vieira e Bernardo Batista Silva de Oliveira;
  • Representando o Projeto Social Donna Rosa, Leila Alves Xavier Catarina;
  • Representando a Associação Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário, Marcelo Ivo da Silva;
  • O mestre de capoeira Tonhão, Luiz Antônio Soares Chaves;
  • A professora e coreógrafa, Jéssica Márcia Rodrigues Generoso;
  • O cantor, dançarino e gestor cultural Rubinho Mister Black, Rubens Teixeira Campos;
  • O mestre em capoeira Jacaré, Eudes Douglas de Andrade;
  • A professora e mestra em educação, Magda Antunes Martins;
  • A Ekedy, Marlene Evangelista Moreira;
  • O professor Alberto Araújo da Silva.

*Com colaboração de Isabela Melo

Prêmio Zumbi dos Palmares - 22/11/2021

Direitos Humanos e Cidadania - 23/11/2021, 18:03:37 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação