Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada pelos Arturos, celebra a liberdade

Cultura - 11/10/2021, 11:17:38 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Mais uma vez, a Prefeitura de Contagem apoia uma das mais tradicionais festas da cidade, a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Promovida pela Comunidade Quilombola dos Arturos, com o apoio da Prefeitura, a festividade iniciou neste domingo (10/10) e vai até segunda-feira (11/10). A programação foi marcada por cortejos, atividades congadeiras, desfile das Guardas de Congo e Moçambique, além da tradicional Missa Conga, entre outras celebrações culturais e religiosas, que fazem parte da tradição e história da Comunidade dos Arturos.

Para o presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, da Comunidade Quilombola dos Arturos e Capitão do Reinado, Everton Silva, foi uma alegria retomar, apesar de não em sua totalidade, a nossa festividade. “É um momento grandioso em homenagem à Nossa Senhora do Rosário”. A festa é uma forma de dar continuidade às manifestações culturais que eles trazem dos ancestrais, além de ser um momento de devoção à santa e celebração da liberdade. “Isso está presente nos toques, no som dos nossos tambores, nos cantos que são executados por nossos congadeiros, na nossa dança e em nossas manifestação de fé e devoção. Por isso, na celebração de Nossa Senhora do Rosário, além de podermos louvar, também demonstramos e agradecemos a liberdade do nosso povo”.

Ele explicou que, neste ano, reuniram apenas a família, devido às restrições sanitárias. “A festa não pôde ser aberta ao público e nem para as outras irmandades do Rosário. Mas não deixamos de estar aqui, relembrando em honra à Nossa Senhora do Rosário. É um prazer enorme comemorar o dia dela”, finalizou.

Comunidade

A Comunidade Quilombola dos Arturos é uma das mais antigas comunidades de Minas Gerais, sendo a mais velha com mais de 130 anos. Em sua sexta geração, a Comunidade dos Arturos é a mais tradicional comunidade quilombola do município. Sua nova geração, vem trazendo de seus ancestrais várias manifestações culturais e religiosas como o candombe, congado, batuque, a Festa do João do Mato e a Folia de Reis. Recentemente, foi acrescentado a essa tradição, o grupo de percussão e dança afro Arturos, filhos de Zambi. Hoje, estima-se existam mais de 120 famílias de Arturos morando em Contagem.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Missa Conga na Festa de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade dos Arturos - 10/10/2021

Cultura - 11/10/2021, 11:17:38 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação