Feira de Agricultura Urbana Familiar, realizada no Eldorado, garante alimentos saudáveis na mesa dos contagenses

Destaque - 16/10/2021, 16:03:27 - Repórter: - Foto: Elias Ramos / PMC

Centenas de pessoas passaram ao longo deste sábado, 16/10, na praça da Glória, no Eldorado, para prestigiar a Feira de Agricultura Urbana e Familiar de Contagem, realizada por meio da superintendência de Segurança Alimentar, Nutricional e de Agroecologia da secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar. O evento aconteceu de 9h às 18h, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Foram comercializados feijão, suco natural, hortaliças, frutas, pães, cerveja, chopp e cachaça artesanal, rapadura, doces, artesanato indígena, entre outros produtos. Além da venda de comidas típicas dos produtores da Economia Solidária.

Ao todo foram 28 barracas da Agricultura Urbana e Familiar e quatro tendas de atendimento ao público com orientações nutricionais e alimentação saudável, dicas de plantio e outros serviços da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar. Para a prefeita Marilia Campos, essa comercialização ajuda aos expositores a gerar renda para manter suas famílias. “Quero parabenizar essa ação e o trabalho de cada envolvido. A população que está passando pela feira hoje está comprando produtos mais baratos e sem agrotóxico, e é isso que queremos: uma alimentação mais saudável. E o que estamos fazendo aqui hoje será feito em cada região da cidade para que os comerciantes possam vender seus produtos”, afirmou a chefe do Executivo.

O deputado federal Patrus Ananias, também secretário geral da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional, e o seu colega Padre João, da Frente Parlamentar de Soberania e Segurança Alimentar da Câmara dos Deputados, também estiveram presentes no evento. “É muito gratificante estar aqui hoje com tantas pessoas comprometidas com a vida e com o bem comum e celebrando esse espaço onde agricultores e agricultores familiares vendem seus produtos saudáveis”, disse Patrus.  Para Padre João, é importante a união do legislativo e executivo, junto com a sociedade civil para fazer ações como essa. “Este é um momento para mostrar que o nosso povo sabe produzir bem, respeitando a mãe terra, a água, a biodiversidade. Nosso povo agrega ao que produz e garante renda”.

A Feira é uma das iniciativas que fazem parte das atividades do Programa Municipal de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia. Representa também o reconhecimento da importância da agricultura urbana e familiar para o desenvolvimento do bem-estar e da segurança alimentar da população de Contagem. “Aqui é espaço de compra, de cultura, de convivência. Essa feira foi realizada para impulsor esse segmento dentro do município e incentivar a alimentação saudável e produtos agroecológicos dentro da nossa cidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França.

De acordo com a superintendente de Segurança Alimentar Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda, a feira oferece produtos saudáveis de agricultores de Contagem e região metropolitana que lutam por uma soberania alimentar, além de aproximar os produtores e a comida de verdade dos consumidores. “E com muita luta social envolvida, esses grupos geram renda e saúde, pois são alimentos de qualidade”, afirmou.

Uma das agricultoras que participou do evento foi Luciléia Vieira, 50 anos, de Belo Vale e moradora do vilarejo Noiva do Cordeiro. “Pra mim, esse tipo de evento é essencial, pois a vida na roça não é fácil. É complicado plantar e não vender o que colhemos, pois é um dinheiro perdido, então é uma honra participar. Espero que tenha mais oportunidades para trazermos nossos produtos e vender o que plantamos”.

Também estiveram presentes o subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci, os vereadores Alex Chiodi, presidente da Câmara Municipal, a vereadora e líder do Governo, Moara Saboia, e o vereador e vice-líder do Governo, Teteco.

Em Contagem, os agricultores têm como referência o Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar – Cemauf, que funciona na rua Fernando Ferrari, 85, no bairro Praia. O telefone de contato é o (31) 3394.7676.

Destaque - 16/10/2021, 16:03:27 - Repórter: - Foto: Elias Ramos / PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação