Exposição fotográfica no Big Shopping aborda autismo na visão paterna

Direitos Humanos e Cidadania - 09/08/2021, 18:07:35 - Repórter:

Em alusão ao Dia dos Pais, o Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Contagem – Amais está promovendo no Big Shopping, a exposição fotográfica sobre “Autismo na visão paterna”. A mostra fotográfica conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

O projeto é da fotógrafa Thaís Pereira, integrante do Amais. Mãe de uma criança autista de 5 anos, ela reforça, por meio da exposição fotográfica, a conscientização do autismo. “As fotografias apresentadas nesta mostra foram feitas por mim, autista e mãe de autista, em parceria com o Amais, onde temos o protagonismo de outras mulheres – mães, avós e profissionais”, informou.

A exposição busca a reflexão coletiva sobre os desafios para o acolhimento e a inclusão de crianças autistas na sociedade. Apresenta também a proposta de envolvimento dos pais, assim como os avôs, tios, primos e demais familiares. Segundo a fotógrafa Thais Pereira, o projeto dá visibilidade aos diferentes olhares de pais, a partir de suas perspectivas e subjetividades, sobre os filhos autistas. “A exposição mostra que existem pais que abraçam a causa autista, inspirando outros a fazer o mesmo, além de empoderar a família no enfrentamento de todos os desafios que existem à criação, educação e desenvolvimento de filhos autistas”, declarou.

A conselheira dos conselhos da Pessoal com Deficiência e da Reunida MG, Josy Silva, uma das fundadoras do Amais, fala do orgulho que tem de vencer o preconceito e fazer a diferença na sociedade. Ela é mãe de Reinaldo Júnior, um adolescente de 15 anos, que foi diagnosticado com autismo quando tinha três anos de idade. “Sinto orgulhosa de fazer parte da equipe Amais e poder levantar a bandeira da conscientização do autismo. A nossa intenção é mostrar que todos os autistas têm que ser respeitados nas suas limitações e diferenças”.

De acordo com Josy Silva, com as leis que asseguram os direitos dos autistas, o tema tem ganhado cada vez mais força e visibilidade em Contagem. “Nosso grupo conseguiu que três leis municipais fossem aprovadas no município: a Lei de nº 4508, que constitui o dia 2 de abril como Dia Municipal da Conscientização do Autismo; a lei nº 4552 que reconhece o autista como pessoa com deficiência e lei Nº 4.995, de 10 de maio de 2019, que institui o dia 18 de junho como o Dia Municipal do Orgulho Autista”, afirma.

SERVIÇO

Projeto fotográfico “Autismo na visão paterna”
Fotógrafa: Thaís Pereira
3 a 15 de agosto
Big Shopping Piso L2
Avenida João César de Oliveira, 1.275, Eldorado – Contagem.

Direitos Humanos e Cidadania - 09/08/2021, 18:07:35 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação