Encerramento da “Olimpíada no Parque” mobiliza comunidade do Nacional e fortalece o esporte na região

Esporte e Lazer - 01/11/2021, 15:15:23 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende/PMC

O Parque das Amendoeiras foi palco do encerramento da primeira edição da “Olimpíada no Parque”, neste domingo (31/10). O projeto piloto realizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, mobilizou a comunidade da região Nacional, que teve a oportunidade de disputar competições em várias modalidades. 

A proposta da olimpíada foi promover a integração e confraternização da comunidade e celebrar o retorno das atividades esportivas e de lazer nos parques e praças de esporte do município, após o período de pandemia. A competição contou com jogos de futsal de base, nas categorias sub-6/7, sub-8/9, sub-10/11, sub-12/13 e sub-14/15; futsal veterano, para pessoas de 40 anos ou mais; futsal feminino e futebol society (Fut7), com atletas de 20 anos ou mais. Houve ainda partidas de vôlei misto e peteca. Além das modalidades coletivas, o evento teve apresentações de jiu-jitsu, slackline, ginástica, skate e capoeira. 

No momento de premiar os finalistas, o secretário de esportes Rubens Macedo enalteceu a ação e reforçou que, a partir desta primeira edição da olimpíada, outras virão nos demais parques da cidade. “A ideia é trazer a atividade esportiva e de lazer para os bairros, para que nossos jovens, nossas crianças e nossos adultos e idosos também possam ter opções de esporte perto de casa, na região onde moram. Estamos construindo uma cidade de todos e todas, com atividades em Nova Contagem, no Nacional, no Petrolândia e em todos os cantos do município. Agradeço aos que abraçaram este projeto. Todos estão ganhando, porque o esporte educa para a vida e estamos cuidando do futuro. Esta foi apenas a primeira, temos muito mais pela frente”, declarou. 

O gestor de Esportes da pasta, José Rosa, destacou o empenho da Prefeitura em estar lado a lado com a comunidade. “Sabemos a carência que a comunidade tem no que diz respeito ao esporte. A intenção desta olimpíada é mostrar para a população de Contagem que ela pode e que ela tem um parceiro hoje. O intuito é trazer a população para o parque, os idosos, as mulheres, as crianças, incluir todos”, disse. 

Uma das modalidades que impressionou os presentes foi o jiu-jitsu, com exibições de confrontos de meninos e meninas de várias idades. O professor Anderson César de Araújo, que estava coordenando as apresentações, comentou sobre a oportunidade que as pessoas tiveram de conhecer melhor outros esportes por meio da “Olimpíada no Parque”. “É muito bom ter esse tipo de evento na região, porque não engloba só o futebol. Houve espaço para outras modalidades e as pessoas conheceram outras atividades, e, assim, a gente incentiva a criança a crescer envolvida com o esporte. A luta é uma forma de ensinar os jovens a buscarem seus objetivos, terem disciplina e vencerem”, pontuou. 

Pai de um dos atletas que participaram das competições de futsal, o engenheiro comercial Juliano Guirra, se animou com a proposta trazida pela Prefeitura de Contagem e exaltou o impacto social que o esporte exerce na vida dos jovens. “É muito importante ter um evento desse aqui. É uma evolução para os jovens tanto no esporte, como no social. Para a comunidade é fundamental trazer as crianças para o esporte e afastá-las de maus caminhos, conduzindo para um futuro melhor”, parabenizou. 

Ao fim das partidas deste domingo, os finalistas foram premiados com medalhas e troféus. Os participantes das modalidades individuais que fizeram apresentações no local também receberam prêmios como forma de agradecimento e incentivo. 

Olimpíadas no Parque- 31/10/2021

Esporte e Lazer - 01/11/2021, 15:15:23 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação