Em esforço de prevenção às chuvas, Prefeitura faz desassoreamento de córrego e obras de contenção de erosão no bairro Colonial

Notícia Principal - 07/10/2021, 17:47:29 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

O esforço para prevenir transtornos com a chegada do período chuvoso continua em toda a cidade. No bairro Colonial, na Sede, a Prefeitura de Contagem iniciou, nesta quinta-feira (7/10), o trabalho de desassoreamento do córrego da rua Sequóia.

No mês passado, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs concluiu obras de contenção de erosão no mesmo local.

Os cerca de 2,5 quilômetros do córrego da rua Sequóia necessitavam de um trabalho de retirada dos resíduos que eram carregados pela chuva da parte mais alta do bairro até a área mais baixa, o que resultava em alagamentos e muita sujeira e barro.

Por isso, seis trabalhadores da Semobs, acompanhados de uma escavadeira hidráulica e quatro caminhões-básculas, fazem a retirada do material para o transporte destinado ao aterro sanitário. A previsão é que toda a extensão do curso d’água esteja limpa até a próxima semana.

A chefe do Executivo municipal, prefeita Marília Campos, vistoriou o andamento das intervenções na Sequóia. “A Prefeitura atua para prevenir transtornos do período chuvoso. É importante que a população ajude a manter os córregos limpos, sem jogar lixo, ajudando a evitar problemas das chuvas, que já começaram”.

“A manilha do córrego está assoreada até a metade. Nós vamos limpar tudo. Isso ajudará a água da chuva passar com mais facilidade, vai dar uma melhor vazão”, explicou o encarregado de equipe das obras na Sequóia, Aloizio de Arruda.

Erosão

Os moradores da rua Sequóia tinham um antigo problema com a descida de sujeira da parte mais alta até os locais mais baixos, onde está o córrego. A via costumava alagar com a ocorrência de chuvas fortes e, além disso, enchia de barro e sujeira. Outro problema era a erosão frequente da margem dos córregos, o que causava riscos de acidentes a pedestres e de destruição do asfaltamento da rua.

Para solucionar o problema, a Prefeitura realizou a drenagem de dois pontos da rua Sequóia, impedindo a continuidade do processo erosivo. Foi feita a estruturação da passagem d’água, com a colocação de sacos de cimento e areia, que não permitem a erosão do tapume, na área de problema mais crítico. O trabalho foi entregue no início do mês passado.

Além disso, a Prefeitura empenhou uma grande obra de macrodrenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica por toda a extensão da rua Quaresmeira, além de serviços de meio-fio e sarjeta. As intervenções, entregues em junho deste ano, custaram R$ 705 mil à Prefeitura, e foram financiadas por meio de empréstimo contratado junto ao Banco do Brasil.

As obras na Quaresmeira, no ponto mais alto do bairro, foram muito bem-avaliadas pelos moradores, que já notaram diferenças com as chuvas mais recentes. É o caso do contador Emerson da Silva, de 47 anos, morador do bairro Colonial há 22 anos. Ele mora e mantém a contabilidade dele na Sequóia há dois anos.

“Aqui, graças a Deus, a Prefeitura fez uma obra espetacular na rua Quaresmeira. A gente tinha um problema sério aqui, que vinha toda a sujeira possível do bairro e parava aqui na nossa frente. Tudo ficava alagado! Com a melhoria da rua Quaresmeira, ficou excelente. Agora, não tem esse problema”, afirmou Emerson.

Os materiais das obras da Quaresmeira, como brita e restos de cimento, foram carregados por chuvas e acabaram assoreando ainda mais o córrego da Sequóia. Para evitar problemas, e dando continuidade ao grande esforço de limpar todos os córregos da cidade até o fim do ano, a Prefeitura atua para deixar o local limpo com agilidade e qualidade de serviço.

“Eram obras muito esperadas pela população, que desejava ações preventivas no local. A comunidade está muito feliz com essas intervenções que têm grande resultado para a vida das pessoas, evitando que a lama entre na casa delas, por exemplo”, afirmou o administrador Regional Sede, Lindomar Diamantino.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

 

Limpeza do córrego do Colonial, na regional Sede. 07/10/2021

Notícia Principal - 07/10/2021, 17:47:29 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação