Em amistoso, Escola de Futsal Contagem promove integração e apresenta talento das jovens promessas da cidade

Esporte e Lazer - 24/09/2021, 16:27:53 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende / PMC

A Escola de Futsal Contagem realizou, nesta quinta-feira (23/9), um amistoso de confraternização para os alunos inscritos no projeto social. 40 meninos das categorias sub-13 e sub-15 disputaram uma partida no Ginásio Califórnia, no Eldorado, e mostraram os frutos que a iniciativa da atual gestão, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, tem produzido. 

O jogo foi bastante equilibrado e terminou empatado em 7 a 7, com direito a disputa de pênaltis no final entre os times verde e amarelo. Quem levou a melhor nas cobranças foi a equipe verde, mas a vitória foi coletiva e não teve lados, já que o resultado foi uma manhã de lazer e socialização para os jovens e promessas do esporte que tiveram a oportunidade de revelar talento. 

O saldo desta experiência foi mais que positivo, segundo o coordenador da Escola de Futsal Contagem, professor Luiz Maculan. “A proposta do amistoso era fazer um evento de confraternização com todos os alunos da Escola de Futsal, um intercâmbio entre as turmas da manhã e da tarde. Os meninos gostaram muito, tiveram a oportunidade de conhecer a equipe da secretaria de esportes, os pais vieram prestigiar. Alcançamos essa meta de gerar interação entre os jovens e trabalhar o espírito competitivo deles”, comemorou. 

Presente no evento, o secretário de esportes de Contagem, Rubens Macedo, cumprimentou os meninos antes da partida e os incentivou a seguir se dedicando ao esporte. Ele explicou que o foco do projeto, além de oferecer lazer e integração social, tem a meta de preparar os jovens para se tornarem atletas de alto rendimento. 

“É motivo de muita alegria para Contagem poder dar prosseguimento a essa política pública esportiva. Temos duas grandes políticas de esporte, que é o futsal e a ginástica de trampolim. E temos objetivos muito concretos. Uma é permitir que a criança e o jovem tenham uma atividade de lazer, social, mas nossos olhos estão voltados para o futuro dessas crianças. A partir desse projeto que é 100% financiado pela Prefeitura, podemos formar atletas de alto rendimento, que vão participar dos torneios das confederações e até alcançar a seleção brasileira”, projetou. 

O objetivo de garantir a base para os alunos que sonham em construir carreira no esporte foi reforçado pelo professor Luiz Maculan. O projeto possui turmas no período da manhã e da tarde, todas as segundas, terças e quintas, com treinos focados nos fundamentos da modalidade, lições técnicas e táticas do esporte, além das regras do futsal. 

“O projeto é social mas temos foco no rendimento. Treinamos três vezes na semana, ensinamos os fundamentos do esporte, oferecemos a base necessária técnica e tática. Já tivemos alunos que foram indicados para testes em grandes clubes. A ideia é que aqui seja um fator motivacional e fundamental, um primeiro passo para aqueles que sonham em ter carreira no esporte estarem bem alicerçados”, destacou. 

 Menina também joga 

Com o sucesso da Escola de Futsal para meninos, agora, o projeto será ampliado para meninas que também querem um espaço para aprender a modalidade. A partir desta segunda-feira (27/9), será iniciada a turma feminina, também no Ginásio Califórnia, para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. As aulas são inteiramente gratuitas. 

“Nós estamos fazendo valer um princípio da atual gestão que é diversificar a oferta de atividades esportivas e atender a toda a comunidade de acordo com seu interesse. Temos o projeto do futsal composto por meninos, mas, na semana que vem,  vamos abrir uma turma de futsal feminino. Estamos criando um espaço para que um público que até então não tinha acesso a esta modalidade agora seja assistido também. É assim que estamos construindo uma cidade, de todos e todas para todos e todas”, enfatizou Rubens Macedo. 

Maculan, que também será o treinador do futsal feminino, reforçou o convite para as meninas interessadas. A nova turma atende uma demanda da população, que pedia oportunidades de lazer e prática esportiva também para mulheres. 

“Temos essa notícia que é muito prazerosa, a partir de semana que vem, já na segunda-feira vamos iniciar a primeira turma de futsal feminino. Os treinos serão no período da tarde e todas as meninas de 10 a 15 anos estão convidadas a se inscrever e serão muito bem-vindas”, convidou. 

A Escola de Futsal Contagem atende 60 alunos no masculino e agora iniciará com 20 vagas para o feminino. As aulas, bem como o material usado nas atividades, são ofertados pela Prefeitura sem cobrança de qualquer taxa. A equipe liderada pelo professor Luiz Maculan conta dois estagiários, que compõe a comissão técnica. 

Meninas interessadas em participar da escolinha devem preencher um formulário. Para acessá-lo, clique aqui.  

 

Esporte e Lazer - 24/09/2021, 16:27:53 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende / PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação