Direitos Humanos debate prevenção do câncer de mama com idosos (as) na Sede

Notícias - 29/10/2021, 11:47:14 - Repórter: - Foto: Isabela Melo/PMC

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, promoveu, no dia 25/10, uma palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento aconteceu no Espaço Bem Viver Mário Covas, na região da Sede. A ação contou com palestra de uma profissional da saúde de Contagem que debateu o tema com as senhoras e os senhores integrantes dos grupos de convivência do Espaço Bem Viver Mário Covas e da  Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II – Amonp.

A palestrante Carolina Hespanha, enfermeira do Núcleo da Saúde das Mulheres, Crianças e Adolescentes, abordou o tema de forma dinâmica por meio de um quiz, onde os participantes apontavam e debatiam se a informação dita por ela, sobre a saúde da mulher, era verdadeira ou se tratava de uma fake news

“A iniciativa de conversar sobre o tema do Outubro Rosa com as pessoas idosas foi muito bacana, pois eles (as) possuem uma sensibilidade e um saber em compartilhar informações, com suas filhas, netas e amigas. Assim, quando me convidaram, organizei uma palestra em forma de quiz, que possui essa dinâmica divertida onde podemos brincar, compartilhar histórias e, ao mesmo tempo, aprender”.

De acordo com Carolina, o objetivo em realizar uma conversa de forma lúdica e objetiva era contar com a participação de todos e todas, evidenciando a importância da realização do auto-exame das mamas e a importância de checar as informações antes de compartilhar com os amigos e familiares. “Espero hoje, que todos os participantes possam levar o conhecimento aprendido às famílias e que possam promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama”.

A dinâmica também foi uma oportunidade para os idosos e idosas presentes compartilharem suas experiências preventivas e suas histórias familiares de vitória contra o câncer de mama.

Também participaram do evento o superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Eduardo Sendon, e o vereador Gegê Marreco.

Notícias - 29/10/2021, 11:47:14 - Repórter: - Foto: Isabela Melo/PMC