Dia do Idoso é comemorado no Brasil e debates sobre longevidade estão em alta

Notícia Principal - 01/10/2021, 20:08:51 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Entre as datas comemorativas do Brasil importantes está o Dia do Idoso, lembrado neste 1º de outubro. E entre os assuntos em torno deste tema está a longevidade.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, em 1940 a expectativa de vida era 69,1 anos e a cada mil pessoas que atingiam 15 anos apenas 535 chegavam aos 60. Porém, esses números mudaram consideravelmente. Agora, a expectativa de vida passou para 76,6 anos e a cada mil pessoas que atingem os 15 anos 868 completam 60.

Todavia, para isso acontecer é necessário focar em algo primordial: cuidar da saúde de maneira adequada. Alimentação saudável é essencial, com frutas, legumes, verduras e muito líquido, por exemplo. Porém, além disso, também é importante se preocupar com o corpo em movimento e, para isso, exercícios físicos constantes.

Por outro lado, se o corpo pede alimentação saudável e exercícios físicos, a mente também precisa estar bem cuidada.

Segundo o cirurgião geral do Complexo Hospitalar de Contagem, Dr. Bartolomeu Moreira Barroso, é importante manter o foco em uma medicina preventiva com o objetivo de ampliar essa longevidade.

“Consenso mundial, a longevidade hoje é consequência da medicina de base boa. Medicina preventiva. É o paciente ter acesso a saúde de qualidade, nível primário da assistência médica. Estou falando como cirurgião. O que a gente sente: muitas vezes pessoas morrem com doenças benignas por não ter tido acesso a medicina preventiva. Tinha câncer operável, chega com lesão maior, pois não tem acesso a medicina preventiva”, alertou.

Ainda segundo Barroso, um tratamento multidisciplinar adequado, bem feito, pode contribuir de maneira ampla para essa tão sonhada longevidade.

“O que a gente entende por isso: é um tratamento multidisciplinar, um bom clínico, com formação técnica, que tenha compaixão pelo semelhante, com orientação nutricional e de fisioterapia. É um tratamento preventivo multidisciplinar”, concluiu.

Notícia Principal - 01/10/2021, 20:08:51 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC