“Dia D: todos são capazes” discute inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Direitos Humanos e Cidadania - 02/12/2021, 13:06:00 - Repórter: - Foto: Equipe de Trabalho e Geração de Renda /PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Trabalho e Geração de Renda, promoveu, nesta terça-feira (30/11), no auditório da sede administrativa, o “Dia D: todos são capazes”, para debater sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 

A ideia foi promover o diálogo que fortaleça as políticas de empregabilidade e socioassistenciais para as pessoas com deficiência, aproximando os trabalhadores e empresas, em prol de uma sociedade inclusiva, com mais incentivo e capacitação profissional que amplie as oportunidades de emprego.

O secretário de Direitos Humanos, Marcelo Lino, que também é professor de filosofia, um cidadão com deficiência visual,contou sobre sua experiência profissional e a inclusão no mercado de trabalho. “ Estar aqui, hoje, faz parte de um compromisso ético e pessoal, com minha raiz profissional e de militância em prol das pessoas com deficiência. A deficiência é algo que é visceral em minha vida. Quando debatemos sobre inclusão, estamos falando de um compromisso ético social, no qual é necessário pensarmos, em conjunto, como construir uma sociedade que seja para todos e todas”

Segundo ele, também é preciso trazer a discussão para o mercado de trabalho. “É evidente que a Lei de Cotas se traduz em um grande avanço, mas podemos ir além. A inclusão não é somente cobrir cotas, incluir tem custos, não é simples, mas é possível, exige um esforço coletivo para mudarmos os paradigmas e as perspectivas da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.

Marcelo Lino aproveitou para falar do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma instância deliberativa que tem como princípio pensar, formular e fazer o controle social das políticas para as pessoas com deficiência. Na próxima sexta-feira (3/12), data em que é comemorado o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, acontecerá a posse dos novos membros do Conselho.

A secretária de Trabalho e Geração de Renda, Viviane França, falou sobre conscientização e acolhida das empresas. “Hoje, o Dia D, é um momento importante, onde convidamos a sociedade civil e o empresariado a refletir como é importante não apenas criar a vagas dentro das empresas, mas criar de fato condições de trabalho e acessibilidade para que a pessoa com deficiência seja acolhida, como qualquer outro colaborador da empresa. Nesse sentido, estamos lançando em Contagem, dias de reflexão, como o de hoje, promovido pelo Sine, que busca não somente a captação da vaga, mas a inclusão efetiva da pessoa com deficiência”, concluiu.

A superintendente do Centro de Atendimento e Inclusão Social – CAIS, Cristina Abranches, apresentou a história do Cais e discursou sobre a evolução do conhecimento sobre a pessoa com deficiência e o método adotado pelo Cais de emprego apoiado. Na sequência, a auditora fiscal do trabalho, Patrícia Siqueira, palestrou sobre as leis que regem a fiscalização das cotas do trabalho.

O encontro contou com a apresentação dos músicos Paulo Henrique e Lucas da Silva Ferreira, da Guarda Civil de Contagem. Estiveram presentes o subsecretário Antônio Lambertucci; e de representantes do empresariado de Contagem.

Direitos Humanos e Cidadania - 02/12/2021, 13:06:00 - Repórter: - Foto: Equipe de Trabalho e Geração de Renda /PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação