DER-MG vistoria obras da bacia da Rio Volga e novo edital é previsto para próxima semana

Notícia Principal - 18/11/2021, 22:57:02 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Após reunião da gestão municipal com a equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais – Seinfra, na Prefeitura de Contagem, ocorrida na semana última semana, foi dado um passo importante para a retomada das obras da bacia de contenção da Rio Volga, na região do Riacho. Uma vistoria foi realizada, nesta quarta-feira (17/11), no local, para avaliação de medidas de urgência, sobretudo, a agilidade no processo licitatório, fundamental para a retomada das intervenções.

A obra foi paralisada em virtude de problemas com a Via Engenharia, que deixou o projeto antes do término. A empresa, contratada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER-MG, entrou em situação de recuperação judicial, o que culminou com a interrupção das intervenções em abril de 2021.

Durante a visita, representantes da Regional Riacho destacaram as reivindicações da comunidade a respeito dos transtornos gerados pela interrupção, destacando três deles. Primeiro, a água que está se acumulando na obra. A equipe de zoonoses já fez coleta e confirmou que há focos de mosquito da dengue. O segundo é o problema no trânsito, em decorrência do fechamento da via e o deslocamento dos veículos, com carretas passando em um espaço estreito. A terceira é a questão dos tapumes, que trazem prejuízos para os comerciantes.

“A vistoria foi muito importante, porque os diretores do DER e representantes do Estado puderam ver de perto como a situação se encontra e o porquê do nosso interesse em concluir a obra”, disse o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues da Silva.

A construção de bacias de contenção na praça da rua Rio Volga é de responsabilidade do DER-MG, e conta com aporte financeiro de R$27 milhões da Prefeitura de Contagem, sendo R$4 milhões já investidos.

Após a vistoria, o diretor-geral do DER-MG, Robson Santana, informou que vai solicitar celeridade para que o novo edital de licitação da obra seja publicado até a próxima semana. Deste modo, as obras poderão ser retomadas no primeiro semestre de 2022. Ele falou também sobre a avaliação que a equipe fez da visita.

“Identificamos que tem uma água minando no terreno, que está trazendo prejuízos para a comunidade e proliferação de doenças, então ficou definido que vamos acionar a Copasa para ver se é uma adutora rompida ou alguma outra tubulação. Estamos muito empenhados em concluir esta obra. Estamos refazendo a licitação e esperamos que até a próxima semana o novo edital seja publicado”, informou.

Robson Santana também explicou como se darão as próximas etapas, da retomada das obras até sua conclusão. “A previsão passa pelo processo licitatório. Acredito que entre 60 e 90 dias após a publicação do edital, poderemos dar ordem de serviço para a nova empresa que vai assumir as obras. Resta em torno de 35% para ser terminada e a previsão é que este trecho da rua Rio Volga seja concluído em 12 meses após o reinício”, projetou.

Na próxima quarta-feira (24/11), haverá uma reunião com a comunidade da região do Riacho quando a retomada das obras será discutida.

Visita à Obra da Bacia de Contenção do Rio Volga - 17/11/2021

Notícia Principal - 18/11/2021, 22:57:02 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC