Demanda antiga da população, revitalização do primeiro trecho da avenida Xangri-lá entre Contagem e BH entra em fase final

Notícia Principal - 29/09/2021, 16:44:16 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC

Demanda antiga dos moradores, as obras de revitalização da avenida Xangri-lá, no limite entre Contagem e Belo Horizonte, seguem a todo vapor. Nesta semana, as intervenções no primeiro trecho, entre a praça Belarmino de Souza e a rua Vicente Menezes Soares, entraram na reta final. Ao todo, as obras contemplarão os 2,4 km da via e têm previsão de finalização até o fim deste ano. 

A primeira parte recebeu nova base e pavimentação, mas ainda são necessários alguns serviços complementares. O tráfego no local deve ser liberado a partir da próxima semana. As intervenções são fruto de um convênio de cooperação técnica idealizado pelo atual governo em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. A ação conta com aporte financeiro de R$ 2,44 milhões da Prefeitura de Contagem.

Histórico

A avenida Xangri-lá é um importante corredor que liga os dois municípios, com passagem diária de milhares de caminhões, ônibus, automóveis e motos de diversas localidades. Metade da via está localizada em Contagem, e a outra na capital.

O local passou por várias operações de tapa-buraco, virando uma grande área de remendos irregulares e degradados. Para atender pedidos da comunidade local, um  acordo entre a prefeita Marília Campos e o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), foi firmado em 29 de agosto.

“Minha atuação sempre foi pautada por uma articulação entre os municípios. Procurei o Kalil, e ele se mostrou disponível a fazer essa articulação. Eu estou muito feliz com esta obra”, afirmou Marília Campos.

O que é feito

Como explica o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, as duas prefeituras definiram que a Superintendência de Desenvolvimento da Capital – Sudecap executará a obra, com 49,1% do recurso total financiado por Contagem.

“Não é só um recapeamento. Será feita nova sub-base, nova base, para depois fazer a pavimentação. Também adequaremos as sarjetas e a drenagem superficial da avenida”, explicou o gestor.

Conforme o chefe da pasta, as intervenções foram iniciadas em 15/9 e estão programadas para terminar em três meses. Elas serão feitas por etapas, para minimizar os reflexos no trânsito. Para reduzir os impactos da obra, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem – Transcon faz desvios de tráfego na via.

 

Notícia Principal - 29/09/2021, 16:44:16 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação