Defesa Civil promove aula aberta no parque Fernão Dias sobre manejo florestal e controle de incêndios

Defesa Civil - 11/11/2021, 12:03:44 - Repórter: e - Foto: Arquivo Defesa Civil/PMC

Estudantes de Engenharia Ambiental do Centro Universitário UNI-BH participaram, no último sábado (6/11), de uma aula aberta no parque Fernão Dias, ministrada por técnicos da Defesa Civil de Contagem e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sob a coordenação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Contagem e professora de Engenharia Florestal, Ângela Gomes. 

Durante a aula foram ensinadas noções de manejo florestal para regeneração natural de unidades de conservação, além de técnicas de controle de incêndios, de inventário florestal e de coleções botânicas. A aula aberta foi dividida em módulos teóricos e práticos.  

Na parte prática, os estudantes aprenderam a fazer um inventário florestal. Eles coletaram ramos de folhas (espécies de mata atlântica e cerrado presentes no parque) para montar um herbário, que será devidamente identificado e disponibilizado para estudos científicos e ecológicos posteriormente.  

De acordo com Ângela Gomes, a aula aberta promovida no parque teve como objetivo dar visibilidade ao espaço como unidade de estudo. “Nossa pretensão foi mostrar que, além do lazer, esse espaço pode ser utilizado para compartilhar conhecimento e ciência de forma interdisciplinar, sendo ele ideal para se trabalhar assuntos relacionados à biodiversidade e à engenharia de controle de desastres em unidades de conservação localizadas em áreas urbanas, como é o caso do parque Fernão Dias”, explicou.    

Para ela, a aula possibilitou aos estudantes e frequentadores do parque construírem uma relação com o local, contribuindo para a preservação do mesmo. “A expectativa é que essas aulas aconteçam uma vez por mês, sendo promovidas pela Defesa Civil de Contagem em parceria com instituições de ensino na perspectiva de que seja possível consolidar um diálogo entre a ciência e a gestão pública”, ressaltou.  

Para um dos técnicos, o biólogo Pedro Alvarenga Cavalcante da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a aula aproximou os participantes da realidade prática vivenciada por profissionais. “Esse também foi um dos diferenciais da atividade. A partir da vegetação existente no local, fizemos a exposição de conceitos relacionados à diversidade de formações florestais e fitofisionomias, principalmente quanto às definições e peculiaridades. Acredito que foi uma troca importante e uma experiência exitosa para os estudantes”, avaliou.  

Parque Fernão Dias  

Após dez anos fechada, a Área de Preservação Ambiental – APA Parque Fernão Dias foi reaberta em setembro deste ano, de forma parcial. A reabertura é fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Contagem e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, por meio do Instituto Estadual de Florestas – IEF. 

Com recursos de R$ 400 mil, a Prefeitura de Contagem e o IEF iniciaram as melhorias no local, com a revitalização da fachada principal, parte das quadras e dos espaços de convivência. 

As demais fases de reestruturação vão ser viabilizadas por meio de R$ 2,1 milhões provenientes da mineradora Vale, referentes a reparação aos danos causados pelo crime ambiental de Brumadinho, já aprovados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Almg.  

O parque funciona de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h. O acesso se dá pela rua Rio Comprido, 5 – Contagem. Durante o período da pandemia da Covid-19 será necessário o agendamento on-line para que o público possa visitar o local. (Clique aqui). 

Em caso de grupo para visitas guiadas, é preciso o agendamento prévio com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo e-mail eduambiental.contagem@gmail.com ou pelos telefones 3352.3072 e 3391.9349. 

 

 

 

 

 

Defesa Civil - 11/11/2021, 12:03:44 - Repórter: e - Foto: Arquivo Defesa Civil/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação