Crianças aprendem sobre seus direitos em atividade no Creas Sede

Desenvolvimento Social - 20/10/2021, 17:38:19 - Repórter: - Foto: Creas Sede/PMC

“Direitos na Infância” foi o tema da atividade realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Sede, para comemorar o Dia das Crianças. Caracterizados como personagens do imaginário infantil, técnicos da unidade realizaram quatro apresentações, nos dias 14 e 15 de outubro, para explicarem aos (às) pequenos (as) os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente – Eca.

A atividade foi idealizada e desenvolvida pela equipe da unidade, o psicólogo Marcelo Silva; a assistente social, Neusa Maria Pinto e a pedagoga Rita Prado, que também foram os responsáveis pela condução das apresentações. “Nosso objetivo foi proporcionar um momento descontraído e, ao mesmo tempo, informativo, que fortalecesse as ações voltadas à garantia de direitos”, explicou Rita Prado.

A pedagoga ressaltou que atividades lúdicas são mais fáceis de serem aprendidas. “Procuramos levar as crianças a conhecerem o Eca, conhecerem seus direitos, reforçando como cada um está presente no dia a dia delas, em seus espaços de convivência, seja  em casa, na escola ou na sociedade”.

Preocupados com a evasão escolar, um ponto que recebeu atenção especial, durante as apresentações, foi a retomada das atividades presenciais nas escolas. “Mostramos para as crianças a importância de não abandonarem a escola. Falamos do direito à educação e sua relevância para a formação deles, como pessoas e cidadãos”, esclareceu Rita.

A coordenadora do Creas Sede, Jéssica Paula Gandra, contou que foi interessante ver como as crianças reagiram. “A participação e entendimento delas foi surpreendente. Tivemos um retorno bem positivo dos pais e responsáveis”.

Ela reiterou que todos os cuidados com os protocolos sanitários foram seguidos, como a utilização do álcool em gel, máscara, ambiente aberto, distanciamento e número limitado de crianças para cada apresentação. Ao todo, 32 crianças, entre três e 12 anos, divididas em quatro grupos, participaram da atividade.

Protagonismo

Para reforçar a importância de cada um (a) dos (as) pequenos (as) como protagonistas de seus direitos, ao final da atividade, as crianças foram convidadas a escolher o direito que mais gostaram, marcando-os, com a própria impressão digital, no “Quadro de Direitos”. “A ideia foi gerar um sentimento de pertença em cada uma delas, deixando registradas suas impressões como participantes e presentes”, destacou Rita Prado. O quadro ficará fixado na entrada da unidade.