Criada comissão que debaterá com a administração projeto para Pedreira Santa Rita 

Cultura - 25/11/2021, 18:08:11 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Representantes do governo se reuniram nesta quinta-feira (25/11), na Pedreira Santa Rita, com lideranças comunitárias, moradores e vereadores  da região do Industrial para visitarem e discutirem o início da elaboração do projeto de revitalização e ocupação do local.  Durante a visita foi criada a comissão que irá auxiliar as secretarias de Obras e Serviços Urbanos, do Meio Ambiente, de Esportes e Cultura na construção de um projeto  que atende dentro do possível as reivindicações da população. 

A prefeita Marília Campos participou da visita e solicitou que a comissão representasse todos os segmentos da região, a fim de acompanhar a elaboração e execução do projeto, cujo foco principal será fortalecer as práticas esportivas, de lazer e religiosas de maneira segura. “Já vamos verificar o que é possível começar a recuperar, até para que a cidade se aproprie do espaço e não seja apenas mais um lugar da região. Vamos recuperando gradualmente, para transformar esse local em um equipamento bonito, seguro e de grande referência para nossa cidade”, afirmou. 

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, afirmou que o local é um espaço único e ficou impressionado pela beleza, desconhecida pelos próprios moradores do município. Ele disse que a área tem potencial para ser uma grande referência para a região metropolitana em vários aspectos, ambiental, esportiva e religiosa. “Já visitei a pedreira em outras ocasiões, e não temos na RMBH uma vista mais bonita. Precisamos construir um projeto integrando a comunidade, pois se esse lugar se manteve com o mínimo de cuidado foi graças a ela”, declarou. 

A Pedreira Santa Rita é um importante espaço público do município. O local é sede de um dos mais antigos times de futebol amador do município, o Esporte Clube Recanto Azul, além de ser um dos mais importantes espaços no Estado para a prática de escalada, sendo visitado por moradores de outros países, mas que é pouco conhecido pelos moradores do município. 

O secretário de Esportes e Lazer, Rubens Macedo, afirmou que o espaço será ideal para a descentralização de políticas públicas de esportes e lazer na cidade e da diversificação das modalidades esportivas ofertadas no município e para dar visibilidade às diversas práticas esportivas do município, amador ou profissional. 

A secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão, reiterou as palavras do secretário Marcos Túlio e afirmou que todas as características ambientais serão preservadas e que o lugar será um local onde as pessoas possam viver e celebrar a vida. Segundo a secretária de Cultura, Monique Pacheco, o maior desafio é apresentar Contagem para os moradores, fazendo com que eles possam viver a cidade, conhecendo a cultura produzida no município e, que o espaço da pedreira poderá potencializar as atividades culturais. 

Durante o encontro, a moradora da região, Cláudia Márcia dos Reis, destacou a importância da população se juntar ao governo na elaboração do projeto. “Temos que juntar nossas forças, pois onde tem unidade, tem consistência e a certeza que tudo vai dar certo, e vamos ver esse lugar virando um espaço bem aproveitado, que as pessoas venham fazer as orações com mais segurança, que as crianças e adultos possam praticar o esporte e outras atividades que vão trazer benefícios para todos”, ressaltou 

Para finalizar, a administradora da Regional Industrial, agradeceu a presença das lideranças comunitárias, dos segmentos religiosos, esportivos, culturais presentes e afirmou que após anos de abandono, a pedreira finalmente terá um projeto de revitalização, ouvindo a população e preservando o vínculo afetivo que todos têm com o local. “Vamos debater de forma democrática com todos e fazer com que a Pedreira Santa Rita seja nossa grande referência no município”, declarou. 

Participaram do encontro, o vice-prefeito, Ricardo Faria; os vereadores Vinícius Faria e Pastor Itamar, lideranças comunitárias, membros do Recanto Azul, representantes dos segmentos esportivos, como escalada; padres e pastores da região, além de membros da Regional Industrial.

 

Visita à Pedreira Santa Rita - 25/11/2021

Cultura - 25/11/2021, 18:08:11 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação