Controladoria-geral de Contagem recebe selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Controladoria Geral - 07/10/2021, 16:28:44 - Repórter:

A Controladoria-geral de Contagem recebeu no dia 29/9, o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC, que tem como objetivo valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil a melhorar seus padrões de integridade. O programa é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O selo atesta a participação da Controladoria-geral de Contagem no programa.

A marca de participante foi criada para que cada organização que aderir ao PNPC possa também ser um promotor da integridade e da ética, se colocando como exemplo de boa vontade para um setor público honesto.

“O recebimento do selo reforça a demonstração pública do compromisso da Controladoria-geral com a governança e integridade em suas rotinas, para garantir a transparência da gestão e a adesão dos demais órgãos da Prefeitura”, afirmou o controlador-geral de Contagem, Jaime Nápoles Villela.

Voltado aos gestores públicos de todo o país, o programa disponibiliza para os participantes uma ferramenta de autoavaliação, orientações e treinamentos para implantação de boas práticas de controle e prevenção à corrupção. Além disso, fomenta a criação de um plano de ação para melhorias contínuas e implementação de processos, que permitam transparência, boas práticas da administração pública de prevenção e combate à fraude. 

Para Cynthia Lanna de Miranda, coordenadora do Núcleo de Transparência e Prevenção à Corrupção da Controladoria, “o trabalho para uma cultura de transparência exige autoavaliação constante e a empatia do servidor público, que deve se colocar no lugar do munícipe, organizando as informações de forma a permitir claro entendimento e acesso aos processos. Quanto mais transparente o processo, mais difícil algum desvio de conduta”, afirmou.

Núcleo de Transparência e Prevenção à Corrupção

O núcleo é uma unidade da Controladoria-geral de Contagem, responsável pela ampliação da transparência pública e promoção de mecanismos de prevenção à corrupção. E realiza capacitações e diagnósticos preventivos que contribuem para consolidação de uma cultura institucional de transparência pública, responsividade (capacidade de responder rápida e adequadamente ao que lhe é perguntado, adaptando-se às circunstâncias) e controle social da gestão municipal.

Controladoria Geral - 07/10/2021, 16:28:44 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação