Contagenses adotam áreas verdes da cidade, dando mais qualidade de vida as comunidades dos entornos

Meio Ambiente - 27/11/2021, 16:46:18 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima / PMC

Praça Odete Valadares, no Bairro Darcy Vargas

Na próxima segunda-feira, 29/11, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai lançar o edital do projeto “Cuidar do Verde”, que consiste em estimular a adoção de praças, parques e áreas verdes da cidade por cidadãos e empresas. Em contrapartida, a Prefeitura colabora com os serviços de limpeza, roçagem, iluminação, pintura, revitalização de bancos e equipamentos públicos presentes nestes espaços. A secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão Mesquita, destacou que o projeto “é uma forma que o Poder Público encontrou para fazer com que a cidade ajude a cuidar da própria cidade”.

Da região Eldorado vem bons exemplos de como essa parceria com o cidadão/cidadã pode ajudar o Poder Público a zelar pelos espaços verdes da cidade, favorecendo a toda a população. A praça Geraldo Garcia Chiari, localizada na rua Heliodora, altura do número 40, no bairro Darcy Vargas, região do Água Branca, não é a mesma praça de anos atrás, com a adoção do espaço pelos contagenses, a metalúrgica, Silvana Almeida, 49 anos, e pelo marido, o representante comercial, Jorge Simões, 63 anos. Diariamente eles fazem algum trabalho de jardinagem no espaço que nasceu canteiro e se transformou em praça. Trabalhos esses que trouxeram uma cara nova para o local, alegrando toda a comunidade local. “Diariamente, venho sozinha ou na companhia do meu marido para varrer, fazer algum cuidado necessário, plantar uma muda, fazendo algo aqui, algo ali e vendo o que está precisando”, conta Silvana. Ao lado do marido, ela afirma que o “cuidar da praça é uma terapia para ela nesses tempos difíceis que todos estão vivenciando”.

O exemplo do casal foi contagioso. Alguns quarteirões para baixo, ainda no mesmo bairro, a praça Odete Valadares também está em processo de transformação. A vizinha de bairro do casal, a dona de restaurante, Marcilvia Aparecida Ribeiro da Silva, 51 anos, inspirada pelo exemplo deles, botou as mãos, literalmente, na terra e decidiu fazer do local, uma área bonita e atrativa para quem mora nos arredores. “Eu achei muito bacana a atitude deles ( Silvana e Jorge) e me disponibilizei para ajudar, mas de repente pensei melhor e falei com eles que ia fazer o mesmo aqui na praça Odete Valadares. Estamos ainda transformando este lugar que sem dúvida ficará mais aprazível aos moradores da região”, contou Marcilvia.

Na praça Odete Valadares, o diretor de Contratos de Adoção do Conparq, Renato Morelli, informou que a Secretaria de Meio Ambiente está realizando uma revitalização do piso do local, que já recebeu o contrapiso. “Ainda vamos colocar o piso definitivo, reformar todos os bancos, fazer adequações paisagísticas com remanejo de plantas e plantio de mudas. Também vamos instalar um balanço para as crianças brincarem, além dos serviços de limpeza, capina da grama e poda das copas das árvores”, detalhou.

O mesmo serviço de revitalização será iniciado em breve na praça Poetisa Maria Martins Vilaça, localizada no bairro Jardim das Oliveiras, também na região do Água Branca. Especificamente nesta praça, foi formada uma comissão de moradores para facilitar o diálogo da comunidade com a Secretaria de Meio Ambiente. Participam dela, entre outros moradores e moradoras, a professora, Mara Ramos, 49 anos, e pela enfermeira Wenila Silva e Souza, 39 anos, que vêm cuidando do espaço. No local, a Secretaria de Meio Ambiente vai recolher um brinquedo instalado no local, mas que não oferece segurança para as crianças. O órgão já adiantou que um novo será colocado, em breve, para que possa ser um ponto de diversão para as crianças da região. A praça ainda passará pela capina dos canteiros, supressão de árvores e arbustos que estão com pragas, bem como outras benfeitorias pontuais.

Os três locais foram visitados na manhã deste sábado, 27/11, pela prefeita de Contagem, Marília Campos, que conversou com os moradores da região e viu de perto o quanto a parceria com a comunidade pode gerar bons frutos para o bem-estar coletivo. “A Prefeitura se compromete a fazer as várias intervenções necessárias para que a praça seja ocupada com esporte e lazer, sendo um local de encontro das famílias . É um compromisso fazer destes espaços, locais bem cuidados e para isso é importante o apoio da comunidade local”.

O apoio da Prefeitura à comunidade foi destacado pela cabo da Polícia Militar, Raquel Helena, que trabalha na 43ª Cia Polícia Militar responsável pela região, como essencial para que a praça se torne um local frequentado pelos moradores, afugentando assim qualquer iniciativa de mau uso do espaço. “Trazer o povo para praça contribui para não a deixar abandonada, impedindo que o mal entre, o que pode resultar em coisas erradas.”

Acompanharam a prefeita, o vice-prefeito Ricardo Faria, o secretário de Governo, Pedro Amaral, o vereador Bruno do Barreiro e integrantes da equipe da Regional Eldorado.

Confira as fotos das visitas nas galerias do Flick da Prefeitura.

Praça Geraldo Garcia Chiari

https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72157720182132424

Praça Odete Valadares

https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72157720179940303

Praça Poetisa Maria Martins Vilaça

https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72157720179967953

Meio Ambiente - 27/11/2021, 16:46:18 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima / PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação