Contagem tem saldo positivo de mais de 7 mil empregos formais neste ano

Desenvolvimento Econômico - 04/08/2021, 17:51:41 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

De janeiro a junho deste ano, Contagem registrou um saldo positivo de 7.099 empregos com carteira assinada, segundo o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. O saldo positivo no município foi resultado de 50.455 admissões contra 43.356 desligamentos ocorridos no período.

O levantamento mostra que o setor de serviços liderou a criação de vagas, com o saldo de 2.661 contratações nos primeiros seis meses do ano. Em segundo lugar aparece a indústria, com 1.618 postos de trabalho. O comércio vem em seguida, com 1.572 vagas, o que aponta para a recuperação do setor. Já a construção foi responsável pela geração de 1.243 empregos formais.

A prefeita Marília Campos avalia que o saldo positivo na geração de empregos é fruto da política econômica adotada pelo município para estimular o crescimento da economia local, atrair investimentos, além do ajuste fiscal sem impor sacrifícios aos contagenses.

“Com isso muitas empresas do nosso município têm anunciado investimentos para a cidade. Esses investimentos geram mais empregos e renda. O que é muito importante, pois mostra a força do nosso município. Isso tudo é muito importante, porque nós queremos que Contagem mantenha o seu desenvolvimento econômico para que seja uma cidade com mais justiça social”, enfatizou.

Estratégias para garantir empregos

A estratégia adotada pela Prefeitura de Contagem de dialogar com os diversos segmentos econômicos, atrair investimentos e estimular a regularização da dívida tributária com descontos para impostos e taxas, tem o intuito de facilitar a vida de quem quer empreender e gerar empregos. A criação do Pró Contagem (Programa de Incentivo à Regularização da Dívida Tributária) serviu para auxiliar as empresas endividadas e, com isso, garantir a manutenção dos empregos.

Outra medida foi o acordo intermediado pelo Executivo com representantes de empresários do comércio, trabalhadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem e sindicatos. A iniciativa foi fundamental para salvaguardar empregos, garantir direitos e evitar problemas futuros em meio à pandemia da Covid-19. A iniciativa beneficiou mais de 20 mil trabalhadores.

No setor de obras públicas, a Prefeitura também destinou recursos para as intervenções. O saldo ultrapassou os R$ 500 milhões investidos em mais de 100 obras em andamento. Com a retomada dessas obras, Contagem foi beneficiada com a geração de mais empregos diretos e indiretos.