Contagem tem alto desempenho no Brasileiro de Ginástica de Trampolim e se firma como melhor equipe do país

Esporte e Lazer - 15/10/2021, 16:35:39 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Contagem tem o melhor time de ginástica de trampolim do Brasil. Na última semana, a equipe da Prefeitura de Contagem/AGTC confirmou o posto ao faturar 30 medalhas individuais, nas categorias elite, júnior e por idades do Campeonato Brasileiro da modalidade, em Aracaju-SE, além do Troféu Eficiência, como grupo mais completo do país.

Todos os 16 atletas de Contagem conquistaram ao menos um pódio na competição e trouxeram para o município os títulos por equipe, nas categorias infantil e júnior, nos aparelhos trampolim individual e duplo-mini-trampolim. 

O desempenho foi celebrado pela coordenadora do Projeto Ginástica de Trampolim da cidade, Cristina Trópia. “Contagem dominou os pódios da competição, mostrando porque, hoje, é considerada a melhor equipe de base do Brasil. Mais uma vez, Contagem é destaque ao ser homenageada com o troféu Eficiência, por ser a equipe mais completa do país. Voltamos para casa com a sensação de dever cumprido”, enfatizou.

Dois atletas de Contagem alcançaram índice para representar o município no Time Brasil, que vai disputar os Jogos Pan-Americanos, entre os dias 1 e 6 de dezembro, em Cali, na Colômbia. Luara Rezende, que ficou em 1º lugar na prova de trampolim, e Vinícius Celestino, terceiro lugar no trampolim e 1º no sincronizado – prova disputada em dupla ao lado do irmão, Wallace Celestino. O técnico da equipe contagense, Rodrigo Bachur, também integrará a seleção brasileira no torneio continental. 

A possibilidade de alcançar importantes conquistas é a concretização de um sonho de criança para Luara Rezende. Orgulhosa, ela contou sobre sua trajetória na ginástica de trampolim, que, além de levá-la a conhecer várias partes do mundo, a fez se tornar uma referência para os alunos do projeto. 

“Eu faço parte do projeto desde pequena e ele me proporcionou muitas viagens. Fico muito grata a toda atenção que este projeto dá às crianças que participam. Quando eu era pequena eu via os atletas na televisão, a Daiane dos Santos, e queria ser igual, e hoje ser uma referência para as crianças aqui do projeto é muito importante pra mim. É a realização de um sonho”, comemorou.

Antes do expressivo resultado em Aracaju, Vinícius Celestino acumulou títulos do Brasileiro em 2019, e do Sul-Americano, em 2018. O atleta já disputou competições em países como Bolívia, Japão e Colômbia e, graças ao projeto Ginástica de Trampolim, ingressou na faculdade de Educação Física e faz estágio no núcleo do CSU Eldorado. Ele destacou tudo que o esporte proporcionou em sua vida e demonstrou gratidão por ter as portas abertas pela iniciativa.

“A ginástica me proporcionou muitas coisas: responsabilidade, amadurecimento, e muitas oportunidades, como conhecer lugares diferentes, outras culturas. Só a ginástica poderia me trazer isso. Não me imagino sem o esporte, não sei como eu estaria. Ele é o maior pilar da minha vida. Eu queria agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, porque sem eles eu não sei o que eu seria hoje, onde eu poderia estar. A ginástica mudou minha vida. Quero seguir, disputar mais campeonatos, ter mais conquistas e tentar uma vaga olímpica”, planejou.

O técnico Rodrigo Bachur exaltou o projeto, que exerce um importante papel social nas comunidades, mas, também, se tornou uma porta de entrada para que muitos jovens desenvolvam o talento e construam uma carreira vencedora na ginástica de trampolim.

“Muitas crianças participam não teriam condições de chegar onde chegaram, se não fosse a ginástica. Por meio do esporte, os que se destacam conseguem bolsa e podem ajudar a família em casa, além de ter recursos para manter os treinos. Esses atletas que estão na ponta servem de exemplo para as crianças que estão entrando agora. São tantas crianças que temos no projeto e o objetivo é que elas evoluam e cheguem na equipe principal, disputem torneios”, afirmou.

Próximos passos

Agora, a equipe principal intensifica os treinamentos para disputar o Mundial por Idades, entre os dias 22 e 29 de novembro, em Baku, no Azerbaijão, e o Sul-Americano, em Cochabamba, na Bolívia, entre 6 e 13 de dezembro. Vale lembrar que no meio dos dois campeonatos, Contagem estará representada na seleção brasileira no Pan-Americano, em Cali, na Colômbia, de 1 a 6 de dezembro.

Projeto Ginástica de Trampolim

O Projeto Ginástica de Trampolim Contagem, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem – AGTC, e apoiado pelas empresas ArcelorMittal e Belgo Bekaerts Arames, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de Minas Gerais, atende mais de 600 crianças e jovens nos núcleos CSU Eldorado, Poliesportivo Tropical e na Escola Municipal Educarte Lucas Braga, no bairro Funcionários.

Confira as medalhas conquistadas pela equipe da Prefeitura de Contagem/AGTC:

Pré-infantil Feminino

  • Sofia Moutinho: 1º lugar no trampolim individual e 1º no Duplo-mini-trampolim.

Infantil Feminino

  • Gabriela Cordeiro: 1º lugar Trampolim
  • Eduarda Vicente: 2º lugar no Trampolim e 3º no sincronizado
  • Ana Júlia Mendes: 2º DM e 3º sincronizado
  • Sara Ferreira: 1º lugar no duplo-mini-trampolim e 3º trampolim

Júnior Feminino

  • Júlia Rocha: 1º lugar no trampolim e 2º no sincronizado (elite)
  • Maria Luiza Marcante: 2º no trampolim, 1º duplo-mini-trampolim, 1º sincroniza
  • Nathalia Rodrigues: 3º trampolim, 2º duplo-mini-trampolim
  • Clara Santos: 1º sincronizado , 3º duplo-mini-trampolim.

Júnior Masculino

  • Wallace Celestino: 2º lugar no trampolim, 1º no sincronizado (elite)
  • Deyvison Gonçalves: 3º no trampolim, 3º no duplo-mini-trampolim

Elite Feminina

  • Luara Rezende: 1º lugar no Trampolim
  • Maria Eduarda Damasceno: 3º no trampolim, 1º no sincronizado e 1º no duplo-mini-trampolim Jennifer Lopes: 1º no sincronizado
  • Ana Luiza Soares: 2º no sincronizado

Elite Masculino

  • Vinícius Celestino: 3º lugar no trampolim e 1º no sincronizado

Clique, abaixo, para ver a galeria de fotos.

Ginástica de Trampolim - 15/10/2021

Esporte e Lazer - 15/10/2021, 16:35:39 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação