Contagem se prepara para Pré-Conferências Distritais de Saúde

Notícia Principal - 15/10/2021, 16:47:23 - Repórter:

O Conselho Municipal de Saúde de Contagem se prepara para realizar, entre os dias 19 de outubro e 11 de novembro, as oito Pré-Conferências Distritais de Saúde, e, posteriormente, a X Conferência Municipal de Saúde, prevista para os dias 4 e 5 de dezembro.

Com o tema central “SUS Contagem Desafios Pós-Pandemia”, as pré-conferências têm como objetivo propor diretrizes para a formulação da  Política  Municipal de Saúde, construindo e qualificando as propostas regionais que expressam as diferentes realidades e necessidades da população de cada distrito sanitário.

Tanto as pré-conferências como a conferência final serão organizadas em três eixos de discussão: eixo I – O papel da Vigilância em Saúde; eixo II – A organização da Atenção Primária e das Redes de Atenção;  eixo III – Financiamento da Rede SUS Contagem.

Em cada um dos oito distritos sanitários, dentro de cada um desses eixos, serão eleitas 10 propostas prioritárias, que seguirão para a X Conferência de Saúde.

Eleição de delegados nas pré-conferências

Nas pré-conferências distritais também serão eleitos 10 delegados titulares do segmento usuário e mais cinco delegados  suplentes. Do segmento trabalhador serão eleitos cinco delegados titulares e três suplentes. Neste caso, o delegado/delegada deverá ser servidor efetivo da Secretaria Municipal de Saúde.

No caso do segmento gestor e prestador não haverá eleição de delegados nas pré-conferências. Os nomes serão indicados pela Gestão/Prestador, diretamente, na conferência, respeitando a paridade estabelecida em lei, de 25%.

X Conferência Municipal de Saúde

Após a realização das oito pré-conferências distritais, com a eleição das propostas prioritárias e dos 192 delegados, o Conselho Municipal de Saúde realiza, nos dias 4 e 5 de dezembro, a X Conferência.

Cada um dos eixos debaterá, durante os dois dias de realização, as propostas eleitas nas oito pré-conferências distritais. No segundo dia, será realizada a plenária final da conferência, quando os delegados participantes elegerão as cinco propostas prioritárias de cada grupo eixo, somando 40 propostas para compor o Plano Municipal de Saúde de Contagem, para os anos de 2022/2025.

O secretário de Saúde, Fabrício Simões, destacou a importância da participação popular na construção da política pública de saúde. “O que temos hoje da rede robusta e potente do SUS deve-se à participação da sociedade. Vamos construir um Plano Municipal de Saúde democrático, plural para os anos de 2022–2025, no que se refere a saúde pública em Contagem. É um momento  especial, porque ainda estamos lidando com os efeitos da pandemia e deste pós-pandemia, que promete ser muito desafiador. Os debates nos servirão como um norteador de ações”.

Delegados eleitos

A conferência contará com 96 delegados do segmento usuário, que serão eleitos nas pré-conferências, dez de cada uma dos oito distritos, acrescido dos  16  conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde de Contagem.

Já o segmento trabalhador contará com 48 delegados no total, somando, cinco delegados titulares eleitos em cada uma das oito pré-conferências distritais,  acrescidos dos oito conselheiros municipais titulares e suplentes.

Por fim, o segmento gestor/prestador será formado por 48 delegados, indicados pela gestão, acrescidos dos oito conselheiros titulares e suplentes com assento no Conselho Municipal de Saúde. 

Confira abaixo os endereços dos locais onde serão realizadas as pré-conferências e a X Conferência Municipal de Saúde de Contagem 

  • Distrito Eldorado – 19/out – 18h às 22h  – E. E. Helena Guerra – rua Madre Marguerita Fontanaresa, 271 – Eldorado 
  • Distrito Industrial – 21/out – 18h às 22h –  E.M. Nossa Senhora Aparecida – rua Uruguai, 252, Industrial  
  • Distrito Nacional  –  26/out – 18h  às 22h  – E.M. Glória Marques Diniz – rua Goiabão, 50 – Bom Jesus  
  • Distrito  Petrolândia –  28/out – 18h às 22h – Centro Pastoral Daniel Comboni  – rua Refinaria Cubatão,263 – Petrolândia
  • Distrito  Ressaca – 3/nov – 18h às 22h  – CEI-Escola em tempo Integral – rua Cássia,  97 – Arvoredo  
  • Distrito   Riacho – 5/nov 18h às 22h  – E.M. Heitor Villa Lobos/Funec – praça Marília de Dirceu, 20 Inconfidentes 
  • Distrito Sede  –  9/ nov – 18h  às 22h –  E.M Ely Horta  Costa  – rua Professora Neuza Rocha,406 – Centro 
  • Distrito Vargem das Flores – 11/nov – 18h às 22h  – Casa de Apoio – rua VL 6, 1880, Nova Contagem 
  • X Conferência Nacional de Saúde – 4 e 5  de  dezembro,  das  8h  às 17h  –  Escola Municipal Dona Babita Camargos -av. João de Deus Costa, 47 –  Centro

Notícia Principal - 15/10/2021, 16:47:23 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação