Contagem se prepara para chuvas: construção de muros de arrimo é iniciada na vila Barroquinha

Desenvolvimento Social - 14/10/2021, 18:24:08 - Repórter: - Foto: Divulgação Fiscalização de Obras/PMC

Atendendo a antigos pedidos de moradores, e colocando uma solução para os problemas ocasionados por chuvas fortes, a Prefeitura de Contagem iniciou, nesta semana, os trabalhos de  abertura dos tubulões e limpeza como parte do começo das obras de contenção de encostas nas vilas Barroquinha A e B, na Sede. As intervenções, que levarão conforto e segurança às comunidades, são executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs e representam uma prioridade do Executivo, que trabalha para minimizar os transtornos do período chuvoso.

As contenções de encostas serão feitas com muros de arrimo, que compreenderão as duas seções do bairro (vila Barroquinha A e vila Barroquinha B). Na primeira seção, serão sete muros de arrimo de 1,60m. Já na Barroquinha B serão outros dez muros, sendo que nove deles com as medidas de 1,60 e outro de 5m.

O local é atualmente formado por voçorocas, que são buracos de erosão formados por fortes chuvas na região, o que pode possibilitar a ocorrência de enxurradas. Por isso, os muros servirão de contenção para a vila durante possíveis deslizamentos, mantendo os moradores em áreas de risco mais seguros. Além disso, também serão executadas obras complementares e, se for verificada a necessidade, novos muros poderão ser inseridos no projeto.

Alívio

A chegada das obras de contenção significa muito para os moradores da vila Barroquinha. Antônia Cleusa contou que a solução é um alívio para a comunidade, que sofria com constantes transtornos durante o período chuvoso. “Essa obra virá para trazer melhoria muito grande para nós, algo muito importante. Durante as chuvas, vivíamos com dor de cabeça de tamanha preocupação com nosso bairro. ”, afirmou.

Além de solucionar um problema histórico na comunidade, as obras nas vilas Barroquinha A e B representam impacto positivo na geração de empregos para a comunidade. Até o momento, as intervenções geraram mais de 20 contratos, todos eles com moradores do bairro.

“Isso demonstra um compromisso desta gestão, impactando ao máximo, de maneira positiva, na vida da comunidade. A determinação para a empresa é sempre ofertar os empregos primeiro dentro do bairro para, somente depois, ampliar o leque. Atualmente temos moradores trabalhando como pedreiros, auxiliares de pedreiros, armadores e almoxarifes”, disse o administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino.

Estagiário Cezar Gomes sob supervisão do jornalista Anderson Rocha