Contagem se prepara para as chuvas: Prefeitura lança mapas de risco hidrológico e geológico e faz campanha de conscientização

Defesa Social - 30/09/2021, 17:47:34 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Com o objetivo de dar continuidade às ações de planejamento, execução de obras e intervenções preventivas para enfrentar o período chuvoso, a Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Defesa Social e de Comunicação, lançou hoje (30/9), novos produtos que vão orientar a ação do Comitê Gestor de Área de Risco do município – CGAR. São eles: a produção e a atualização dos mapas de áreas de risco hidrológico e de risco geológico da cidade e a Campanha “Contagem se prepara as chuvas”.

O evento de lançamento foi realizado no auditório da Prefeitura, com a participação da prefeita Marília Campos; do vice-prefeito Ricardo Faria; da secretária de Defesa Social, Paola Soares, da subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, do subsecretário de Comunicação, Rodrigo Paiva, e do membro da Comissão de Áreas de Risco da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Babão.

 A prefeita Marília Campos disse que o trabalho da Prefeitura em relação às áreas de risco não pode ser uma política pontual de governo. “Nós temos que construir uma verdadeira política de Estado para que o trabalho se perpetue e avance.  Estamos investindo em obras de contenção de encostas e muros de arrimo, que já evitaram em alguns locais uma situação de maior risco. As ações de prevenção visam garantir uma cidade mais segura para todos, mas a nossa prioridade é ajudar aqueles que mais precisam e beneficiar um número maior de pessoas por meio das obras”, afirmou.

 Segundo a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, “é a primeira vez, em 40 anos, que o município produz o seu próprio mapa de áreas de risco”. Ele será um importante instrumento de decisão do poder público para atuar na redução de riscos e no planejamento urbano, garantindo mais segurança para os moradores”.

 O novo mapa demonstra que Contagem tem áreas maiores do que se pensava. Foram mapeadas 127 áreas de risco hidrológico e 96 áreas de risco geológico. Antes da produção do mapa, o número de áreas de risco hidrológico identificadas eram apenas 22 e os gestores atuavam norteados por dados e boletins emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, cujo levantamento mais atual é de 2012.

 Novo mapa geológico e hidrológico

 Segundo a subsecretária, o novo mapa permite visualizar as regiões ameaçadas, os pontos de risco muito alto, risco alto e de risco médio, sendo possível localizar suas regionais, as bacias hidrográficas a que pertencem, com a possibilidade de visualizar também por meio de um número, o nome da rua e do bairro em que está localizado cada ponto.

 “O mapa é um produto que visa orientar o gestor da regional, pois ele precisa saber quais são as áreas que podem ser mais afetadas pelas chuvas na sua região e onde elas estão. É fundamental que cada administrador conheça a gravidade de cada risco e o nome de todas as ruas onde estão. Por isso, todas as regionais vão ter acesso a este mapa”, disse. 

 Qualquer pessoa poderá consultar e acessar os mapas das áreas de risco hidrológico e geológico de Contagem pelo link do Google:https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1zAawqpKLxNuNX30Mq3zIb7FrskHUNUSE&ll=-19.863733273036537%2C-44.10720396429368&z=12

 Os mapas também poderão ser acessados pelo QR Code que vai circular em todas as peças publicitárias da campanha elaborada pela Prefeitura. Por meio dele também será possível identificar as escolas municipais de cada área, que poderão ser os pontos de apoio para as ações conjuntas das secretarias em casos de inundação.

 “O mapa é uma base de dados para gerenciamento do plano de ação do comitê. A cartografia é uma tecnologia dinâmica que pode agregar informações importantes para direcionar as ações do poder público. É o início de um produto que vai colaborar para redução da gravidade de riscos, porque temos direito a construir uma cidade mais segura”, ressaltou Ângela.

A construção do mapa foi feita por dois geólogos e dois engenheiros ambientais da Defesa Civil. O trabalho foi orientado e supervisionado pelo coordenador da Defesa Civil e geógrafo, Sidney Portilho, e pela subsecretária Ângela Gomes, que é engenheira florestal.

Os dados levantados por região também dão uma dimensão numérica da população residente nas áreas mais afetadas. São 19.050 famílias, 66.675 pessoas, que equivalem a 10% da população do município. Segundo Ângela,” é um número significativo de pessoas, que também devem atuar em parceria com a Prefeitura, pois só assim a política de proteção do poder público se torna efetiva. A dinâmica da conscientização e da participação popular é muito importante para nos ajudar a salvar vidas”, enfatizou.

Por isso, a Prefeitura está resgatando os Núcleos de Proteção e Defesa Civil – Nupdecs, composto por moradores de áreas de risco. Os membros do Nupdec recebem alertas de chuva forte e notificações diretas da Defesa Civil e tem a função de informar e orientar os moradores sobre o que fazer em situações de chuva forte e de como prevenir acidentes. 

Atualmente, existem 19 grupos de Nupdecs em Contagem. O ideal é que haja, pelo menos, um grupo por área de risco.

Campanha “Contagem se prepara para as chuvas”

Segundo o subsecretário de Comunicação, Rodrigo Paiva, a campanha visa levar mais informação, conscientização e segurança aos moradores de áreas de risco de Contagem. “A campanha foi elaborada para acontecer em etapas, que variam conforme o avanço do período chuvoso. O material resgata as ações realizadas pela Prefeitura no preparo para a chuva, conscientiza e alerta à população sobre o que fazer em momentos de chuva forte”.

O selo “Contagem se prepara para as chuvas” estará em todos os materiais confeccionados para divulgação e alertas sobre o período chuvoso na cidade. Por meio de posts nas redes sociais, cartazes, flyers, vídeos, carros de som e até faixas, a campanha mostra o que a Prefeitura vem fazendo e solicita a ajuda da população com chamadas – “Veja como você pode ajudar”. Além deste material, uma cartilha virtual ensinando “o que fazer na hora da chuva” também poderá ser acessada pela população no site da Prefeitura.

 

 

Defesa Social - 30/09/2021, 17:47:34 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação