Contagem retoma castração de cães e gatos e vai reduzir fila de espera

Notícia Principal - 07/10/2021, 17:00:00 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

A castração de cães e gatos está de volta em Contagem. Depois de dois anos de espera, finalmente a gata Nunu foi submetida à castração na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses  de Contagem, sendo o primeiro animal da fila a passar pelo procedimento na quarta-feira (6/10), quando foi reativado o serviço.

A tutora do animal, a estudante, Andréia Gonçalves, 38 anos, afirmou que estava ansiosa por este momento. “Eu estou esperando isso desde março de 2020, a gata completou dois anos e precisava demais desta castração. Trazer aqui ajuda muito, inclusive, por causa da questão financeira”, conta ela que também faz trabalhos voltados à proteção de animais em Contagem. A retomada do serviço só foi possível, após a Prefeitura de Contagem anunciar e liberar no final de setembro uma verba de R$ 2 milhões para aquisições de equipamentos, insumos e contratação de profissionais.  

Com mais de 18 mil animais cadastrados na fila para a castração – parada desde 2019 –  a diretora de Vigilância Ambiental  e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde – SMSA, Samantha Leão, informou que ela obedecerá aos critérios. “Estamos chamando primeiro os protetores de animais registrados e os acumuladores, pois trata-se de uma questão que envolve a saúde pública”. Segundo ela, somente este público tem mais de 1.500 animais na espera, entre cachorros e gatos. A expectativa é que sejam realizadas 30 castrações por dia, sendo 600 por mês. Este número aumentará em breve, já que está em curso a convocação de mais quatro profissionais veterinários aprovados em processo simplificado de saúde já homologado.   

Tão desafiante quanto a fila extensa, é também o alto número de faltantes agendados. “Cerca de 40% das pessoas que marcam de trazer o animal acabam não comparecendo, o que nos impede de chamar o próximo animal da fila em tempo hábil, pois há a necessidade de preparação prévia deste animal.” Nestes casos, os faltantes são reconduzidos ao final da fila e a castração só poderá ser novamente agendada entre seis e 12 meses. Para evitar que isso aconteça, é importante que o tutor que não puder comparecer ao agendamento avise com o mínimo de três dias de antecedência. 

Como consigo castrar meu animalzinho?

Quem tiver interesse na castração do pet deve fazer a inscrição pelo www.contagem.mg.gov.br, clicar na opção cadastro para a esterilização de animais, e então preencher os campos solicitados. O contato será feito pelo órgão. Para ser considerado apto a castração, os animais devem estar dentro dos seguintes critérios: ter entre seis meses e oitos anos; não estar anêmico e nem obeso; não apresentar sinais de esporotricose e ter obrigatoriamente exame negativo para leishimaniose atual de (seis meses) em caso de cães. Importante lembrar que cadelas e gatas só podem ser submetidas a castração depois de 30 dias do cio ou 60 dias do parto. Todos os animais que são submetidos a castração também são microchipados. “A microchipagem realizada aqui não é com GPS, ela tem o objetivo de manter e fornecer um histórico do animal, se tem tutor, de onde foi adotado/resgatado e quem está com a guarda dele. Ela é voltada para a guarda consciente”, explica Samantha.

Já no caso dos protetores que desejam fazer a castração dos animais recolhidos nas ruas ou resgatados de maus tratos, é necessário que entre em contato com a Zoonoses pelo e-mail cczcontagem@yahoo.com.br ou pelos telefones 3351.3751 / 3351.3722. Uma visita dos veterinários será realizada ao local que abriga os animais resgatados para avaliação. 

“A castração é uma parte importante do programa de guarda responsável. O conhecimento do conceito da saúde única (saúde humana, saúde ambiental e saúde animal) com o envolvimento de vários setores e atuações será fundamental para o bem estar de todos e todas”, ressaltou o superintendente de Vigilância em Saúde de Contagem, José Renato de Rezende Costa.  

O serviço de castração está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Retorno das castrações na Unidade de Vigilância de Zoonoses

Notícia Principal - 07/10/2021, 17:00:00 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação