Contagem irá promover conferência livre para a construção do 1º Plano Estadual de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes, Apátrida e Retornados

Direitos Humanos e Cidadania - 08/10/2021, 14:10:41 - Repórter: - Foto: Divulgação Direitos Humanos/PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População Imigrante, em reunião ordinária na quarta-feira (6/10), decidiu participar do processo de construção do I Plano Estadual de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes, Apátrida e Retornados de Minas Gerais. Com esse objetivo será realizada na cidade uma conferência livre sobre o tema.

A expectativa da Prefeitura é fortalecer as ações que vêm sendo empenhadas na construção da Política Municipal para População Migrante de Contagem que será construída em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMG, Unidade Contagem; os Serviços Jesuítas a Migrantes e Refugiados e Organização Internacional para as Migrações – OIM. Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a decisão pública reforça a importância do diálogo e das construções coletivas.

Angetona Dorgilus é natural do Haiti. Moradora de Contagem há sete anos, ela faz parte do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População Imigrante de Contagem e ressalta que esse processo é fundamental. “Toda política pública voltada para o migrante precisa, em primeiro lugar, ouvir suas necessidades, por meio de muito diálogo e reflexões em conjunto”.

A decisão coletiva contou com representantes das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Governo, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Defesa Social e Desenvolvimento Econômico. Também participaram do encontro Sarah Santos, do gabinete da vereadora Moara Saboia; Juliana Rocha, da OIM; Filipe Silva, do Serviço Jesuítas a Migrantes e Refugiados e Maria da Consolação, representando a PUC Minas Contagem.

Com colaboração de Isabela Melo