Contagem envia equipe para disputa do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim em Aracaju, capital de Sergipe

Esporte e Lazer - 06/10/2021, 17:19:31 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Contagem será representada no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim a partir desta quarta-feira (6/10). A equipe da Prefeitura de Contagem/AGTC embarcou para Aracaju, na região Nordeste do país. E nesta manhã vai disputar o torneio nas categorias júnior, elite e por idade, com 16 competidores, de 9 a 20 anos. A competição será realizada entre os dias 6 e 11 de outubro no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, na capital sergipana.

A equipe de Contagem vai para a disputa reforçada pela atleta Jennifer Lopes, que foi campeã do Pan-Americano júnior, disputado em junho, no Rio de Janeiro, e também, Luara Rezende, que ficou em segundo lugar na categoria trampolim sincronizado, do torneio internacional. 

A Comissão Técnica da equipe de Contagem é formada pelos treinadores Rodrigo Bachur, André Silva, Cristina Trópia, e a fisioterapeuta Mariana Aquino. 

Contagem disputa competições de nível nacional e internacional há muitos anos e, desde 2009, participa do Campeonato Brasileiro, que está sendo retomado agora, após a suspensão no ano passado, em virtude da pandemia. A coordenadora do Projeto Ginástica de Trampolim, Cristina Trópia, vê o time com boas chances de conquista e destaca o papel importante que este projeto vem desempenhando. 

“Temos mais de 600 crianças no Projeto Ginástica de Trampolim nos três núcleos (Eldorado, Tropical e Funcionários). Esses atletas que estão representando Contagem hoje, começaram muito pequenos e agora vão disputar o Campeonato Brasileiro. Acredito que esta é a força do projeto, porque é um espelho para crianças mais novas quererem ingressar e praticar o esporte, podendo voar alto”, disse. 

Um dos destaques da equipe de Contagem, a atleta Jennifer Lopes, 17, que chega ao Campeonato Brasileiro motivada pelo ouro recém conquistado, conta como foi sua trajetória na Ginástica de Trampolim de Contagem. Ela já está há nove anos participando do projeto e com conquistas relevantes, levando o município a torneios no Japão, China, Colômbia e Bolívia.  

“Eu fazia ginástica artística no Tropical e minha treinadora me sugeriu migrar para o trampolim. Eu fiz o teste, passei e fui evoluindo. Na artística, eu não ganhei nada e no trampolim eu já ganhei medalha de ouro, desde a primeira competição”. Segundo Jennifer, o trampolim mudou sua vida. “Melhorei minha alimentação, minha saúde, meus estudos. Fiz grandes amigos e conheci outros países. Já fui para o Japão, para China, Colômbia e Bolívia participar de competições. É extraordinário, nunca imaginei que ia viver isso tudo tão jovem. Graças ao projeto aqui da cidade, eu vivi isso tudo”, comemorou. 

Outro atleta destaque, que integra a delegação de Contagem, é o jovem Victor Luiz, 18. Ele tem uma história de superação na qual o Projeto Ginástica de Trampolim teve grande influência, e, agora, vai em busca de mais uma conquista pessoal e para a cidade. 

“Minha mãe me trazia para o projeto porque precisava trabalhar. Eu fui gostando, explorando e me encontrei aqui. Eu quero continuar me desafiando, ter uma carreira de verdade como atleta. Já fui campeão sul-americano, na Bolívia em 2018, e, em 2019, fui campeão brasileiro. Eu quero me superar, alcançar meu melhor, quero vencer a mim mesmo”. Para o  jovem atleta, que vai para Aracaju com metas bem definidas, fica a expectativa de ser selecionado para representar Contagem e o Brasil no Pan-Americano. “Superei muitas questões emocionais e me sinto mais confiante agora. O trabalho tem sido muito bem feito aqui e acredito em bons resultados lá no nordeste”, contou. 

Além de atletas já rodados e vitoriosos, a equipe de Contagem tem também estreantes que terão a primeira oportunidade de disputar uma competição em alto nível. É o caso da pequena Sofia Moutinho, 9. Ela frisa que está vivendo um sonho e com grande expectativa para ver o time brilhar. 

“Eu estou muito feliz e um pouco ansiosa. É minha primeira competição e espero que seja a primeira de muitas. Estou vivendo um sonho. Eu entrei no projeto em 2018, porque sempre achei muito bonito o esporte, e me vi aqui aprendendo, fazendo os saltos. Quero muito disputar uma olimpíada um dia e ser professora de ginástica de trampolim”, se emocionou. 

O Campeonato Brasileiro servirá para definir a delegação que representará o Brasil no torneio Pan-Americano Júnior, que acontecerá na Colômbia, em dezembro. Contagem pode alcançar três vagas entre os selecionados, uma no masculino e duas no feminino. 

Projeto Ginástica de Trampolim 

O projeto Ginástica de Trampolim Contagem, oferecido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), atende mais de 600 crianças e jovens nos núcleos CSU Eldorado, Poliesportivo Tropical e na Escola Municipal Educarte Lucas Braga, no bairro Funcionários. Cristina Trópia explica em quais frentes o trabalho atua. 

“Fazemos um trabalho totalmente esportivo, social e educacional, em que nenhuma criança é descartada de forma nenhuma, seja por altura, peso, condição física. Todos são acolhidos, participam do projeto e têm a oportunidade de praticar o esporte e desenvolver o gosto pela modalidade. Se a criança se destacar, despertar o talento que existe dentro dela, ela é incentivada a participar da equipe principal e pode se profissionalizar”, ressaltou. 

O projeto Ginástica de Trampolim de Contagem é apoiado pelas empresas ArcelorMittal e Belgo Bekaerts Arames, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de Minas Gerais. 

Confira a lista de atletas que disputarão o torneio nacional: 

Categoria Elite: 

1.Luara Kethelin Reis da Silva Rezende – 20 anos 

2.Vinícius Luiz de Souza Celestino – 18 anos 

3.Jennifer Lopes dos Santos – 17 anos 

4.Ana Luiza Pereira Soares – 17 anos 

5.Maria Eduarda Martins Damasceno – 17 anos 

Categoria Júnior: 

6.Júlia Eduarda de Jesus Rocha – 15 anos 

7.Nathalia Ferreira Rodrigues – 16 anos 

8.Maria Luiza Sales Marcante – 14 anos 

9.Clara Vasconcelos Alves dos Santos – 14 anos 

10.Wallace Souza  Celestino – 16 anos 

11.Deyvison Pablo Santos Gonçalves – 16 anos 

Categoria Infantil

12.Gabriela Cordeiro Rodrigues – 12 anos 

13.Sara Luiza de Andrade Ferreira – 11 anos 

14.Ana Júlia do Amparo Mendes – 11 anos 

15.Eduarda Santos Vicente – 10 anos 

Categoria Pré-infantil

16.Sofia Moutinho Morais – 9 anos 

 

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

 

Equipe de Ginástica de Trampolim-05/10/2021

Esporte e Lazer - 06/10/2021, 17:19:31 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação