Contagem discute planejamento da mobilidade urbana via matriz de viagens

Notícia Principal - 19/10/2021, 16:12:22 - Repórter:

Na próxima quinta-feira (21/10), às 18h, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem – Transcon promove, em sua live quinzenal, um debate sobre o planejamento da mobilidade urbana a partir da matriz “Origem Destino”, pesquisa que investiga o padrão de viagens que as pessoas fazem diariamente numa região. O diretor de Transportes da Transcon, Luís Castilho, recebe os especialistas André Guerra e Charliston Moreira para conversar sobre o tema.

A pesquisa “Origem Destino” serve para descobrir de onde e para onde as pessoas estão se deslocando, os motivos dos deslocamentos, os horários de saída e de chegada e os meios de transporte utilizados para isso. Por meio da coleta de dados socioeconômicos, como renda e escolaridade, os gestores públicos podem compreender como o sistema de transporte atende à população, projetar os impactos do crescimento previsto para a cidade e planejar investimentos.

Essa investigação contribui, principalmente, com o aprimoramento do transporte público. Com base em seus dados, é possível saber onde são necessárias novas linhas de ônibus ou terminais e identificar os principais gargalos para planejar obras de trânsito, mudanças na direção de vias, criação de eixos de transporte e outras intervenções. Além disso, a pesquisa ajuda a definir as intervenções necessárias para estimular outros meios de mobilidade, como a construção de ciclovias e a melhoria de calçadas, que incentivam os deslocamentos de bicicleta ou a pé.

Convidados

Mestre em Geotecnia e Transportes, André Guerra é engenheiro civil com MBA em Gerenciamento de Projetos. Trabalhou por mais de dez anos na Tectran/Systra, onde atuou como gerente na área de Transporte Coletivo. Atualmente, é professor do Departamento de Engenharia de Transportes no Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet MG. Tem experiência na área de engenharia de transportes, atuando, principalmente, com as temáticas transporte público coletivo, planejamento de transportes e economia dos transportes.

Engenheiro industrial mecânico, Charliston Moreira é especialista em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes e mestre em Engenharia de Transportes. É diretor de Planejamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e coordenador do Comitê Técnico de Mobilidade da RMBH. Possui dez anos de experiência no planejamento da mobilidade urbana no Governo do Estado de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, além de oito anos no desenvolvimento de projetos de logística em empresas nacionais e multinacionais.

Série de lives

A transmissão desta quinta-feira faz parte de uma jornada de discussões, realizada pela Transcon, para formação de servidores e público externo em temas relacionados ao trânsito e transportes. Especialistas de diferentes áreas já participaram das lives, que acontecem de 15 em 15 dias, nas redes sociais da autarquia.

Desde julho, foram cinco transmissões, que debateram o Estatuto da Cidade, o Transporte a pé, os Corredores de Transporte e o Sistema Integrado de Mobilidade, o Ciclismo e a Mobilidade Urbana Sustentável.

 

Serviço:

Live – Planejamento da mobilidade urbana a partir da matriz “Origem Destino”

Data: quinta-feira (21/10) 

Horário: 18h

Local: YouTube e Facebook da TransCon

 

 

Notícia Principal - 19/10/2021, 16:12:22 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação