Contagem amplia projeto de escola de Futsal e cria turma para meninas. Inscrições já estão abertas

Esporte e Lazer - 22/09/2021, 15:04:50 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vai ampliar o Projeto da Escolinha de Futsal Contagem. Atendendo a uma demanda da população, uma nova turma será aberta, desta vez voltada exclusivamente para meninas.

As aulas serão para crianças que tenham idade entre 10 e 15 anos, nas categorias sub-13 e sub-15. Para participar basta preencher o formulário de inscrição com nome completo e telefone de contato. O cadastro é necessário para garantir lugar na turma, já que as vagas são limitadas.

Segundo o coordenador da Escola de Futsal Contagem, professor Luiz Maculan, o projeto tem atualmente 60 alunos participantes. O foco agora é capacitar meninas que também gostam do esporte e ainda não tinham um local que oferecesse treinamento exclusivo.

“A Escola de Futsal da Prefeitura de Contagem é um projeto que iniciou em 2018 e tem como principal objetivo fomentar a prática do esporte para crianças e adolescentes do município entre 10 e 15 anos. Antes tínhamos treinos apenas para meninos e a novidade é que agora vamos iniciar a turma para meninas nesta categoria. A ideia é ensinar os fundamentos básicos, tática, técnica, as principais regras da modalidade, além da manutenção do condicionamento físico, e promover uma prática de lazer para as meninas”, esclareceu.

Para a diretora de esportes e lazer da Secretaria de Esportes e Lazer, Brisa de Assis, a oferta das aulas de futsal feminino é uma conquista que reforça a proposta da Prefeitura de Contagem de democratizar todos os serviços oferecidos à população.

“Acredito que esta iniciativa da secretaria de consultar a comunidade para conhecer o interesse em fazer aulas de futsal feminino caminha na proposta da atual gestão. Dialogamos desde o início do ano que a secretaria deve ser mais plural, diversa e inclusiva, atuando na perspectiva da oferta das práticas que já são desenvolvidas no município, mas que amplie a oferta, abordando modalidades não só esportivas, mas físicas e de lazer também”, pontuou.

Formar turmas de futsal direcionadas às meninas é um passo importante rumo ao objetivo de tornar Contagem cada vez mais uma cidade de todos, equilibrando a oferta de oportunidades. Neste sentido, a atual gestão tem disponibilizado também outras modalidades esportivas para crianças, como a ginástica de trampolim, e aberto portas para a inclusão de pessoas com deficiência com o Ginásio Poliesportivo Tropical, que passou por reformas e foi totalmente adaptado ao paradesporto. Brisa de Assis destacou mais um avanço que o município estabelece na equidade de gênero.

“Essa divisão do que é permitido para meninas e meninos é demarcada desde cedo, a menina ganha boneca, a casinha, panelinhas, sugerindo que o local da mulher é na casa e no serviço doméstico, enquanto os meninos ganham bola, bicicleta, carrinhos, indicando que o lugar deles é na rua, no espaço coletivo. O que temos discutido na secretaria, tentado implementar por meio das nossas políticas, é o direito de todos de usufruir da cidade, envolvendo mulheres, meninas, pessoas com deficiência, porque o espaço da cidade deve ser coletivo. O esporte e o lazer são direitos constitucionais e nós queremos garantir que esse direito seja cumprido, diversificando a prática, descentralizando-a, levando as atividades para todas as regionais”, afirmou.

A primeira turma de futsal feminino será iniciada assim que as primeiras 15 meninas garantirem inscrição. As aulas acontecerão no Ginásio Califórnia, na Regional Eldorado, todas as segundas-feiras, das 15h10 às 16h10. “Lembrando que é necessário cadastrar nome e telefone de contato, de preferência que tenha Whatsapp. Assim, nós da Secretaria de Esportes vamos entrar em contato para iniciar as atividades de imediato no Ginásio Califórnia”, frisou Maculan.

A exemplo das aulas de futsal masculino, os treinos seguirão todos os protocolos contra a Covid-19, com aferição de temperatura, uso de máscara e de álcool em gel.

Para preencher o formulário, clique aqui.

Serviço:

Aulas de futsal feminino

Público-alvo: alunas entre 10 e 15 anos
Local: Ginásio Califórnia – Eldorado
Dia e horário: segunda-feira das 15h10 às 16h10

Esporte e Lazer - 22/09/2021, 15:04:50 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação