Consulta pública para gestão compartilhada do Espaço Cultural Centro de Memória do Trabalhador encerra nesta terça-feira

Cultura - 06/12/2021, 13:08:16 - Repórter: - Foto: Secretaria de Cultura/PMC

Encerra-se, nesta terça-feira (7/12), o prazo aberto pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para consulta pública ao edital que visa selecionar uma Organização da Sociedade Civil para realizar a curadoria e gestão compartilhada para implementação do Espaço Cultural Centro de Memória do Trabalhador.

Localizado em local privilegiado (rua Deputado Sérgio Miranda, Quadra 54, Lote 4, no bairro Cidade Industrial), o espaço possui cerca de 4 mil metros quadrados de área edificada, em um lote, de aproximadamente 24 mil m², área similar à do parque Gentil Diniz, na região da Sede, e conta com 27 ambientes com vocações diversas. 

De acordo com a assessora da Secretaria de Cultura, Michelle Silva, há algum tempo que a secretaria está elaborando uma possibilidade de fazer uma gestão eficiente e contínua do espaço. “O Espaço Cultural Centro de Memória do Trabalhador nunca se consolidou, de fato, como um equipamento cultural. No entanto, possui imenso potencial. Por isso abrimos esta consulta pública, que dará possibilidade às Organizações da Sociedade Civil – OSCs de participarem do processo seletivo, por meio de uma gestão compartilhada do espaço com o poder público”, explicou.

“É importante termos, no local, a presença de uma OSC, que nos ajudará a prover diversas atividades, com múltiplas vocações, seja como museu, local de artes visuais, de fruição artística, capacitação, eventos diversos, além de poder abrigar reuniões, oficinas, seminários, conferências. Temos trabalhado intensamente nesse sentido. É um espaço relevante a ser aproveitado e ofertado à população de Contagem”, contou Michelle. “Assim, é pretendido que, por meio de um termo de colaboração, se crie uma gestão compartilhada entre o poder público e sociedade civil para realizar atividades artístico-culturais que estimulem a formação permanente e continuada, a pesquisa, a experimentação e a criação artística; a promoção e a difusão cultural, além do intercâmbio e residências artísticas”, complementou.

A proposta é que o edital seja publicado ainda no mês de dezembro, quando ficará aberto por 45 dias para recebimento das inscrições. A parceria será por dois anos e poderá ser prorrogada por igual período.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL DO CENTRO DE MEMÓRIA DO TRABALHADOR

Cultura - 06/12/2021, 13:08:16 - Repórter: - Foto: Secretaria de Cultura/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação